FWD cdmc
Nº04 - 29/01/2010 CENTRO
DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO MUSICAL BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TÉRREO CAIXA POSTAL 6136 -
CEP 13083-859 ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS
9:00H ATE AS 17:00H DIREÇÃO: Profª. Drª. Lenita Waldige Mendes Nogueira Noticias somente em texto simples, sem
figuras nem tabelas, enviar a: MUSICON – Guia da música contemporânea brasileira : www.unicamp.br/cdmc/musicon Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l 1 -CONCURSO : 17th Jeunesses International Music
Competition 2010 2 -CONCURSO : International Music Prizes 2010 3 -CONCURSO : ORQUESTRA SINFONICA BRASILEIRA 4 -DIVULGAÇÃO : Vagas para músicos bolsistas 5 -DIVULGAÇÃO : Plásticas Sonoras: Cuerpo y Objeto_
Seminario-Taller 6 -DIVULGAÇÃO : [ IAMIC General ] "dot
music" initiative 8 -DIVULGAÇÃO : [Extmusica-l] Vencedores Seleção
Jovens Solistas 9 -DIVULGAÇÃO : Cursos de Extensão em fevereiro no
Conservatório de Música da UFPel 10 -DIVULGAÇÃO : Seminario Vital Medeiros - Brasil 11 -DIVULGAÇÃO : 7mo Curso de dirección orquestal:
Maestro Sergio Feferovich 12 -DIVULGAÇÃO : Circuit Bending Ibrasotope 14 -ESTRÉIA : Sergio Roberto de Oliveira 15 -PREMIERE : Carlos Alberto da Silva, Jorge
Antunes & aulas de música 16 -NEWS : {modisti news} new releases 17 -NEWS : Musical America Weekly Newsletter 18 -NEWS : newsletter caravelas fevereiro 19 -CONCERTO : Abertura do ANO CHOPIN 20 -CONCERTO : Duo SPES promove música brasileira em Lisboa no dia 18/2/2010 __________________________________________________ ____________________________________________ 1 -
CONCURSO :
17th Jeunesses International Music Competition 2010
De : office@jmevents.ro ____________________________________________ Dear Madam / Dear Sir, bring it to the attention of the musicians, music
institutions and all the interested ones. __________________________________________________ ____________________________________________ 2 -
CONCURSO :
International Music Prizes 2010
De : National_Academy_of_Music@mail.vresp.com ____________________________________________ International Music Prizes™ 2010 CALL FOR SUBMISSIONS! The National Academy of Music, in conjunction with the
Municipal Conservatories of Neapolis and Sykies in Greece, is pleased to announce a call for submissions for the 2010 International Music Prizes™ for Excellence in
Performance and Composition: The National Academy of Music
is pleased to announce a call for submissions for the ‘International
Music Prize for Excellence in Composition 2010’, an international competition
for composers of all ages and nationalities. Each entry consists of an original composition, an audio file of the composition, an entry form and an entry fee. The Academy’s artistic
committee, a team of composers, performers, theorists and musicologists, will
evaluate all submissions and select the winning entries. All entries must be received
by us no later than September 3, 2010. Entrants may submit as many
entries as they wish, but each entry constitutes a separate submission and
requires its own original composition, audio file, entry form
and entry fee. By submitting an entry into the competition, the entrant is
agreeing to let the Academy post the composition on this website for general
public listening or viewing purposes. high-quality music for
educational purposes and motivate highly talented composers to persist in
building a career in
composition by rewarding them with recognition and honour. Selected compositions will be
considered for performance at a Gala Concert on November 27, 2010 at 7:30 PM
(EET), at the Public Theater of Sykies
in Thessaloniki, Greece. The sealed inner envelopes
containing the composers’ personal data will be opened in front of the audience
and the names of the finalists and winners will be announced publicly. http://composition.musicprizes.com/ For more information please visit: www.musicprizes.com _________________________________________________ ____________________________________________ 3 -
CONCURSO :
ORQUESTRA SINFONICA BRASILEIRA
De : viviana.morilla@osb.com.br ____________________________________________ A Orquestra Sinfônica Brasileira da cidade do Rio de
Janeiro (OSB) anuncia concurso de seleção para preenchimento de posições nos
seguintes naipes: VIOLINO : VIOLAS VIOLONCELOS CLARINETA FAGOTE TROMPA TROMPETE TROMBONE INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser feitas entre 1º de fevereiro
até o dia 3 de março via email. Esse valor será devolvido por ocasião da sua audição. Caso o candidato não compareça ao dia e horário
marcados, a quantia não será restituída. Depósito
em nome de: Fundação Orquestra Sinfônica
Brasileira MAIS INFORMAÇÕES : http://www.osb.com.br/concurso2010/ __________________________________________________ ____________________________________________ 4 -
DIVULGAÇÃO :
Vagas para músicos bolsistas
De : comunidadecultural@fcc.curitiba.pr.gov.br ____________________________________________ Orquestra À Base de Corda abre vaga para
músicos bolsistas À Base de Corda, do Conservatório de MPB.
As vagas são para bandolim e viola caipira. de uma banca composta por
profissionais de renome. Os testes ocorrerão no dia 11 de fevereiro
de 2010, entre 9h e 13h. Rua Mateus Leme, 66, no horário das 9h às
12h e das 14h às 18h. O candidato deverá apresentar, no ato de
inscrição: fotocópia legível, frente e verso do documento de identidade; cópia de comprovante de conta
bancária; requerimento de inscrição; currículo e documentos comprobatórios
acondicionados em envelope lacrado, com identificação do candidato na
parte externa. Serão aceitos como documentos comprobatórios cartas em papel
timbrado, encartes de CD, programas de shows,
cartazes, folders, informativos e matérias jornalísticas (originais ou
fotocópias). em que o candidato deverá
executar à primeira vista uma leitura melódica e leitura de cifra, e Prova
Prática. Para o teste de bandolim, o candidato
deverá executar duas peças: “Desvairada” (Garoto), e uma peça de livre escolha
(arranjo para bandolim solo) do universo da MPB, dentre os gêneros samba, bossa-nova, choro, baião, frevo, entre
outros. além de uma de livre escolha
(arranjo para viola caipira solo). As partituras das peças da prova prática
estarão disponíveis no Conservatório durante o período de
inscrição. Para ambas as vagas serão avaliados
domínio técnico, conhecimento dos estilos de MPB e seu vocabulário e senso
rítmico e interpretativo. ____________________________________________________ ____________________________________________ 5 -
DIVULGAÇÃO :
Plásticas Sonoras: Cuerpo y Objeto_ Seminario-Taller
De : elcio_sa@yahoo.es ____________________________________________ PLÃSTICAS SONORAS: CUERPO Y OBJETO†Facilitador: Prof. Élcio R. De Sá B. Contenido General: Funciones: Fechas, horarios y costos: el cual será tramitado a parte mediante un código y
el importe actual de B./5.00 Pues, decÃamos que... de matices fonéticos – con y sin significantes
lingüÃsticos -, materiales sonoros abandonados, aunque disponibles para su
aprovechamiento artÃstico.
el habla como para el canto, propiciando nuevas
herramientas de dominio y de expresión, familiarizando al participante con nuevas áreas de
organización creativa de los sonidos, colectivamente, en el espacio y en el tiempo. MatrÃcula: Campus Harmodio Arias Madrid/ Curundu _____________________________________________________ ____________________________________________ 6 -
DIVULGAÇÃO :
[ IAMIC
General ] "dot music" initiative
De : iamic@iamic.net ____________________________________________
The initiative of "dot music" is to register the new international top-level domain .music which would function the same way as .com, .net, etc, or those recently registered domains as .info, .name, etc.
Once registered, it could be used by any individual, company, organization, etc, involved in music. For example:
composers, musicians, groups (kaijasaariaho.music, radiohead.music) companies (chesternovello.music, sony.music) organizations, associations (ascap.music, iamic.music) genres (rock.music, flamenco.music) educations (juilliard.music, royalacademyof.music) businesses (guitaraccessories.music, licence.music) and so on.
What's important to us - it will also naturally include names of countries and cultural regions, like:
canada.music canadian.music ca.music
or -
flanders.music flemish.music (no address with two-letter country internet code, in this case)
The developers of this initiative (represented by Constantine George Roussos from Cyprus) suggests that such addresses (all three forms of them) should be given for use to the national music organizations, such as music information centres or music export offices. Of course, it's up to each country's organization to decide about the content of the websites; most probably, they would simply redirect to the respective MIC's website. This would be advantageous both for us and for the internet users who want to go right to the information on that country's music (after all, not everyone knows about IAMIC and how to find websites of each country's MICs).
On the other hand, each MIC will need permission from its country's government, to use the country name in the internet address. But I think it's worth effort and we should take it before someone else grabs it. (Well, if some of you won't find it important, you can leave it, let's say, to the music export office, in case it's separate from your MIC in your country.) They expect the annual fee for the address at .music domain to be about 20 Euro, thus about 60 Euro for all three addresses for a country.
www.music.us is where you can read more about this initiative, its current status and other background information. (They aren't based in the US, they just choose "us" domain for the wordplay - music (for) us.) In the title page they say that projected launch date is 2010; however, Mr. Roussos told me that it will be not before 2011. The registration of top-level domains isn't quick and easy. They say they have received 1,250,000 petition signatures from individuals and organizations to date. And they will probably need some form of advance permissions from governments of as many countries as possible to relevant MICs or other national music organizations, to use the country name in addresses with the future .music domain - to speed up its registration process.
This point is as yet unclear to me - why do they need the permissions from governments in advance - are they going to register addresses with country names themselves, and then re-sell them to us? But they couldn't - the governments grant the right to use the country name to the respective country's organizations only. Still it probably makes sense to secure this right to us somehow in advance.
In their website, they also announce some music sales / services / solutions platform designed specifically for .music users. However, this is not as relevant to us, what we need is just the .music addresses for our countries, isn't it? At least, I wanted all of you to be aware of this plan.
Yours sincerely, Linas Paulauskis Lithuanian Music Information and Publishing Centre
_____________________________________________________ ____________________________________________ 7 -
DIVULGAÇÃO :
FILE PRIX LUX
De : http://www.fileprixlux.org/sobre-o-premio.aspx ____________________________________________ Este
ano os artistas, ao inscreverem projetos para participar do FILE 2010, estarão
concorrendo ao prêmio FILE PRIX LUX. O
FILE PRIX LUX foi concebido para
complementar as ações do FILE na área das linguagens eletrônicas e digitais, com
o intuito de premiar, incentivar e estimular o aparecimento de novos talentos. Esta
nova iniciativa do FILE pretende, além
da exposição e apresentação de trabalhos, imputar
valor a tais manifestações, ao conferir aos artistas contemplados repercussão
nacional e internacional. Desde
2000 o FILE - Festival Internacional de
Linguagem Eletrônica constitui uma plataforma interdisciplinar internacional
para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área
das artes e das tecnologias. O
FILE é uma organização cultural sem fins
lucrativos que viabiliza uma reflexão sobre as principais questões do
contexto eletrônico-digital contemporâneo mundial, sempre tendo em vista uma
visão globalizada e transdisciplinar
na complexidade política do universo cultural de nosso tempo. Durante
dez anos, o FILE colaborou, através de
exposições e simpósios, com o desenvolvimento estético-tecnológico que
as novas linguagens eletrônicas e digitais possibilitam às culturas
contemporâneas, bem
como posicionou o Brasil no contexto mundial dessas novas tendências. Em
2010, o FILE realizará um objetivo há
muito esperado: contemplar os projetos inscritos com um prêmio internacional em
dinheiro. O
FILE PRIX LUX concederá sete prêmios
(primeiro lugar, segundo lugar e cinco menções honrosas) para
cada uma das três categorias, oferecendo assim 21 prêmios em dinheiro no valor
total de R$ 285 mil. AS TRÊS CATEGORIAS GERAIS SÃO: 1 ARTE
INTERATIVA:
por arte interativa entende-se toda a pesquisa e experiência no âmbito da arte que
utiliza mídias interativas e que leva em consideração a interseção entre arte,
ciência e tecnologia, bem
como as possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: instalações,
performances, projetos de internet, realidade virtual, realidade aumentada, mesas
multitoques, objetos digitais, projeções outdoor, projetos para celulares,
grafites eletrônicos, VRML, etc. 2 LINGUAGEM
DIGITAL:
por linguagem digital entendem-se todas as pesquisas e experiências no amplo âmbito
da multiplicidade das disciplinas que utilizam mídias digitais, bem
como as possíveis transversalidades entre elas, sendo: jogos digitais (em todas
as suas modalidades), animações
(em todas as suas modalidades), cinema digital, maquinemas, vídeo digital,
arquitetura digital, moda digital, design digital, robótica, vida
artificial, arte biológica, arte transgênica, arte-software, novas interfaces, second
life performances, animes, hipertextos, roteiros não lineares, inteligência
artificial, fotografias-panoramas digitais, linguagem
de programação, poesia digital, dança digital, etc. 3 SONORIDADE
ELETRÔNICA:
por sonoridade eletrônica entendem-se todas as pesquisas e experiências no
âmbito dos sons, portanto
tendo uma abrangência maior que o âmbito da música e aberta às possíveis
transversalidades com outras disciplinas, sendo:
performance sonora, instalações sonoras, arte sonora, música genética, música
biológica, música
eletrônica erudita, música pop-eletrônica, dramaturgia radiofônica, rádio-arte,
paisagem sonora, robótica
sonora, videomúsica, poesia sonora, etc. É
importante salientar que os projetos não contemplados com premiação também
poderão participar da exposição, caso
aceitos pelo comitê julgador, conforme os anos anteriores. Para
conceder o prêmio será criada uma comissão julgadora, composta de 6 jurados - 3
nacionais e 3 internacionais -, e
haverá uma votação popular através do site do FILE
PRIX LUX, que apontará os mais votados entre os indicados ao prêmio. Maiores
detalhes sobre o concurso encontram-se no regulamento. Mais Info: http://www.fileprixlux.org/sobre-o-premio.aspx
_____________________________________________________ ____________________________________________ 8 -
DIVULGAÇÃO :
[Extmusica-l] Vencedores Seleção Jovens Solistas
De : extmusica@ufrgs.br ____________________________________________ Orquestra de Câmara Fundarte anuncia os
vencedores da Seleção Jovens Solistas Realizado pelo SESI e pela Orquestra de Câmara
Fundarte desde 2004, a VI edição da Seleção Jovens Solistas realizada no último
mês de dezembro teve aproximadamente 40 inscritos e transcedeu fronteiras, incluindo candidatos de São
Paulo e Rio de Janeiro. Vencedores por instrumento .Flauta transversa - Michele
Irma Santana Manica – Porto Alegre .Flauta doce - Cibele
Endres Pereira, Letícia Laubes Piasentin e Vladimir Rodrigues Soares –
Porto Alegre .Violino Ariel Santos Polycarpo - Porto Alegre; Bruno Timm
Esperon - Santa Rosa e Giovani José dos Santos - Santa Cruz do Sul .Viola Caroline Malinski Argenta e Gabriel Santos
Polycarpo - Porto Alegre .Violoncelo Rogério Shieh Barbosa – São Paulo .Violão João Batista Costa de Souza - Cachoeirinha .Clarinete Juliana Torres Correa – Porto Alegre .Trompete Leandro Libardi Serafim - São Leopoldo e Tássio
Furtado de Oliveira - Santa Maria .Trombone baixo Mauro Castro Madruga - Santa Maria .Piano Pedro Henrique Girotti Sperandio - São Paulo Seleção Jovens Solistas De âmbito nacional para
todas as modalidades de instrumentos é indicada para estudantes ou
profissionais com até 25 anos. Tem como objetivo oportunizar a jovens músicos
atuarem como solistas da Série SESI Catedrais 2010 e outros projetos da Orquestra de Câmara Fundarte, bem como descobrir
jovens instrumentistas que estão se destacando em seus estudos musicais. Para o maestro Antônio Borges-Cunha, regente titular e
diretor artístico da Orquestra de Câmara Fundarte e para a pedagoga Therezinha Petry Cardona, diretora executiva da
orquestra, ambos integrantes da comissão organizadora, a maior
importância da seleção é propiciar ao Jovem Solista que deseja
seguir carreira, a oportunidade de tocar numa orquestra que, ao longo dos
anos, vem realizando um grande número de concertos
pelo Interior do RS e desenvolvendo formação de platéia com função
pedagógica e educacional. Borges-Cunha diz que a Orquestra de Câmara Fundarte é
a única orquestra brasileira que está oferecendo, de maneira
contínua, oportunidades para jovens atuarem como solista de uma
orquestra. “A
orquestra tem contribuído para a experiência prática de músicos jovens
com potencial para seguir a carreira de músico profissional”, acrescenta. Entre os 45 músicos que já atuaram como Jovens
Solistas, e que conquistaram bolsas em universidades da Europa e dos Estados Unidos onde estão
atualmente, destacam-se Paula Bujes, Moisés Cunha e Moisés Santos
(violino), e Pablo Ramon Hernandez (oboé). Assessoria de Imprensa Dinorah Araújo Jornalista MTb 5704 Fone: (51) 3311.6677/9964.5492 E-mail: dinorah@cpovo.net __________________________________________________ ____________________________________________ 9 -
DIVULGAÇÃO :
Cursos de Extensão em fevereiro no Conservatório de Música da UFPel
De : extmusica@ufrgs.br ____________________________________________ Caros amigos, o Conservatório de Música da UFPel está promovendo em
fevereiro cinco cursos de extensão ministrados pelos professores da escola. Os cursos são inteiramente gratuitos e com oferta
limitada de vagas, e tratam de temas como etnografia musical, musica para cinema, musicalização de jovens e adultos
atraves da faluta doce, curso de violino e viola - iniciação e aprimoramento. Contamos com sua presença e colaboração na divulgação
destes cursos. Atenciosamente, Isabel Nogueira Diretora do Conservatório de Música da UFPel. 1. Curso : Curso de Violino e Viola –
Iniciação e Aprimoramento Ministrante: Prof. Mndo. Tiago Sabino Ribas Objetivo: Oportunizar uma introdução adequada ao aprendizado de violino
e viola àqueles que ainda não tocam o instrumento, e o aprimoramento técnico e musical de estudantes em nível intermediário
e avançado. Súmula do programa: Iniciantes: Posturas e movimentos básicos; cordas soltas:
produção de som, ritmos e distribuição de arco; mão esquerda: padrões (tetracordes), produção de som e afinação;
coordenação de mão esquerda e mão direita (arco); - trabalho em grupo com peça fácil. Intermediário e avançado: aulas individuais: técnica básica,
estudos e peças do repertório; aulas em grupo: sistemas de escalas, golpes de arco (variações Sevcik
Op.3), peças do repertório para pequenos
grupos (duos e trios). Datas: 01 a 26 de fevereiro: das 8h às 9h30 – iniciantes; das 9h45 às
12h – intermediário e avançado. Inscrições até 01 de fevereiro no Conservatorio de Musica.
------------------------------------------- 2. Curso: Musicalização de jovens e
adultos através da flauta doce Ministrante: Prof. Dr. Werner Ewald Público Alvo: O Curso esta voltado a jovens a partir de 15 anos de
idade e adultos da Comunidade em geral. Não há necessidade de conhecimento musical prévio. Cada participante
deverá trazer uma flauta doce soprano modelo barroco, lápis, borracha e um caderno pautado para música. Sumula: O curso se desenvolve a partir de aulas coletivas em pequenos
grupos de acordo com o nível dos participantes, com o objetivo de oferecer formação teórico prática básica aos elementos
da linguagem e estruturação musical usando como recurso expressivo a flauta doce. Período: 08 a 12 e 22 a 26 de fevereiro de 2010, das 9 h as 13 h 20 vagas Curso Gratuito Inscrições até 05 de fevereiro. 3. Curso: Entendendo a Música no Cinema –
Módulo I Ministrante: Prof. Me. Carlos Walter Soares Súmula: O objetivo desse curso é apresentar um apanhado geral da música
para cena em cinco encontros. Neste primeiro módulo uma breve história da trilha sonora será
apresentada, assim como a filmografia de quatro compositores, John Williams, Ennio Morricone, Bernard Hermann e
Vangelis. Por
fim, serão apresentadas as relações entre os filmes do diretor Stanley Kubrick com a música erudita,
especialmente a música do século XX. Neste primeiro módulo a proposta é conectar a música no cinema com os
principais diretores, com roteiros e atores, tendo como objeto os filmes e cenas escolhidas que servirão como foco de
análise. 1º encontro – Uma breve história da trilha sonora/ John Williams 2º encontro – Bernard Hermann e Alfred Hitchcock 3º encontro – Stanley Kubrick e a música erudita 4º encontro – Ennio Morricone 5º encontro – Vangelis e a música eletrônica Público alvo: Comunidade em geral Horário das aulas: de 08/02 a 12/02, de 9:00 à 13:00 Carga horária semanal: 20 Avaliação: Pontualidade, assiduidade (para receber certificado o aluno
deve comparecer em 75% das aulas), participação em aula, interesse e compreensão. Aulas gratuitas Inscrições até 05 de fevereiro. Filmes: O Iluminado – Stanley Kubrick 2001 – Uma odisséia no espaço – Stanley Kubrick Psicose –
Alfred Hitchcock Um corpo que cai - Alfred Hitchcock Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore Por um punhado de Dólares – Sérgio Leone A Missão - Roland Joffé Blade Runner – Ridley Scott Carruagens de fogo – Hugh Hudson 4. Curso: Entendendo a Música do Cinema -
Módulo 2 Ministrante: Prof. Dndo. Jorge Meletti Súmula: A partir da apreciação comentada de exemplos audiovisuais
selecionados, serão estudados os principais papéis e funções da música composta para o cinema. Também serão examinados e avaliados diversos procedimentos musicais
utilizados nestas composições, envolvendo aspectos como a textura musical, a utilização de instrumentos
de percussão e instrumentos eletrônicos, a exploração de elementos musicais de culturas orientais, a exploração
das diversas possibilidades harmônicas e melódicas, a utilização de metalinguagem e metáfora envolvendo música e cena. Dentre os filmes a serem abordados, pode-se destacar: Pollock (Ed
Harris); Vertigo (Alfred Hitchcock); O Dia em que a Terra Parou (Robert Wise); A Barriga do Arquiteto (Peter
Greenaway); Attonement (Joe Wright); A Profecia (Richard Donner); Embriagado
de Amor (Paul Thomas Anderson); O Rei Leão (Roger Allers); Beleza Americana (Sam Mendes); Concerto
Campestre (Henrique de Freitas Lima); Anahy de las Misiones (Sérgio Silva); KOYAANISQATSI (Godfrey Reggio);
Inteligência Artificial (Steven Spielberg); O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme). Público Alvo: Alunos universitários com ou sem formação musical formal.
Comunidade em geral. Vagas: 20 Carga Horária: 20hs Data: 22/02/2010 - 26/02/2010, das 9hs-13hs Inscrições: até o dia 19/02/2010 Curso gratuito 5. Curso: Introdução à etnografia em
música: observando, participando e escrevendo sobre diferentes manifestações
musicais de Pelotas Ministrante: Profa. Dra. Marília Stein Súmula: O curso propõe-se a difundir a etnografia musical
entre jovens e adultos que se interessem pelas práticas musicais populares e/ou tradicionais que se realizam na cidade
de Pelotas, queiram divulgar a diversidade musical da região, assim como desejem
conhecer mais sobre o instrumental teórico-musical a ser trabalhado no curso: a etnografia musical. Festa
de Nossa Senhora dos Navegantes, ensaios e desfiles do Carnaval, rodas de choro e samba são algumas das cenas musicais pelotenses que
poderão ser estudadas através do trabalho de campo, a fim de se compreenderem estas manifestações musicais nos seus
contextos de realização. Estas idas a campo, combinadas à discussão de textos teóricos, são as
atividades centrais do curso, pelas quais propomos construir de forma introdutória noções acerca da
etnografia musical. Público alvo: Alunos da UFPel, lideranças comunitárias, mediadores
culturais e outras pessoas da comunidade. Vagas: 20 Carga horária: 40h Datas: 4as feiras, de 14h até 19h (03/02, 10/02, 17/02 e 24/02):
discussões teóricas, compartilhamento dos trabalhos de campo realizados e planejamento
dos trabalhos de campo. Segunda aula da semana, horários a combinar com os alunos: trabalho de
campo em diferentes espaços musicais de Pelotas. Inscrições até: 01/02/2010 - Curso gratuito - Observação sobre Etnografia musical: Consiste em uma forma de pesquisar
as práticas musicais na sociedade desenvolvida pela Etnomusicologia, área do saber originária da Antropologia, a qual estuda processos de
construção de práticas e significados culturais através da etnografia, que possibilita o diálogo entre pesquisados (colaboradores de pesquisa) e pesquisadores (co-participantes das
práticas musicais pesquisadas). Pela etnografia musical, ao partilharmos de experiências musicais com os
atores sociais que fazem música em determinados espaços culturais de Pelotas, nos acercamos de uma
compreensão parcial e provisória das práticas destes indivíduos que integram grupos. Ao mesmo
tempo, preconceitos são postos em cheque e novos diálogos interculturais,
potencializados. _________________________________________________ ____________________________________________ 10 -
DIVULGAÇÃO :
Seminario Vital Medeiros - Brasil
____________________________________________ Caros amigos http://seminariovitalmedeiros9.blogspot.com/ _________________________________________________ ____________________________________________ 11 -
DIVULGAÇÃO :
7mo Curso de dirección orquestal: Maestro Sergio Feferovich
De : extmusica@ufrgs.br ____________________________________________ Municipio de Lanús Buenos Aires, Argentina Secretaría de Educación y Cultura Orquesta de Cámara Municipal Curso de Dirección Orquestal a cargo del Maestro Sergio Feferovich* Martes 16 de marzo a Sábado
20 de marzo de 2010 Inscripción Alumnos activos (hasta el 15 de febrero) Alumnos oyentes (hasta el día de comienzo del curso) Para inscribirse o solicitar mayor información,
escribir a: cursodedireccion@hotmail.com _________________________________________________ ____________________________________________ 12 -
DIVULGAÇÃO :
Circuit Bending Ibrasotope
De : ibrasotope@gmail.com ____________________________________________ olá amigos. convido a todos os
interessados para participar do nosso grupo de trabalhos/estudos em eletrônica
analógica e afins. nesse mês de fevereiro, ele ocorrerá às segundas-feiras, a
partir das 14h30, na sala oficina do ibrasotope. interessados confirmar por e-mail ou simplismente aparecer... no
link, algumas fotos das nossas produções http://www.flickr.com/photos/henriqueiwao/sets/72157622257233688/ rua januário miraglia, 43 - são paulo (11) 3578-6390 abraço, divulguem também se acharem que alguém está
interessado. henrique.
todos relacionados à música experimental. Sua intenção é estabelecer um pólo fixo de integração entre os criadores e interessados na produção de música experimental / contemporânea, e
possibilitar a divulgação do que é feito atualmente nesse sentido. _________________________________________________ ____________________________________________ 13 -
LANÇAMENTO :
Projeção sonora no tempo: um caminho para a
obra orquestral Staub de Helmut Lachenmann.
De : marcosmesquita@yahoo.com.br ____________________________________________ Prezados colegas, anuncio o lançamento em livro de minha dissertação de
doutorado Projeção sonora no tempo: um caminho para a obra orquestral Staub
de Helmut Lachenmann. Marcos Mesquita Klangprojektion in die Zeit. Ein Weg zum Orchesterwerk Staub von Helmut Lachenmann (sinefonia
Band 13) ISBN 978-3-936000-73-3 Sobre meu trabalho, escreveu o musicólogo alemão
Siegfried Schmalzriedt: “Esta dissertação é um feito brilhante. A apresentação das cinco estratégias básicas para projeção sonora no tempo pode ser considerada uma teoria categorial inigualável do fenômeno da ‘música como arte no tempo’ que, devido a sua validade, pode ser aplicada não somente à música de Lachenmann ou à música da segunda metade do século XX, mas também à música em geral. Além disso, são apresentados estudos de uma pré-história desse fenômeno e ‘considerações após 1950’ que são extremamente dignos de leitura e que alcançam o status de um texto filosófico-musical. O capítulo 4 apresenta uma precisa análise da obra orquestral Staub de Helmut Lachenmann. Após uma exposição filológica altamente sofisticada sobre as fontes primárias da obra, Mesquita amplia seus critérios analíticos para ‘material básico’, ‘números e forma’ e ‘aspectos simbólicos e associativos’. Segue-se uma análise minuciosa baseada nas categorias básicas para projeção sonora no tempo desenvolvidas no capítulo 1. _________________________________________________ ____________________________________________ 14 -
ESTRÉIA :
Sergio Roberto de Oliveira
De : sergio@sergiodeoliveira.com ____________________________________________ O
Compositor Sergio Roberto de Oliveira inicia 2010 com duas estréias
internacionais. No dia 30
de janeiro, o grupo americano Mélomanie faz a estréia mundial da obra “Angico”.
A obra,
para flauta, violino, cravo e cello é uma encomenda do grupo Mélomanie em
associação com o também americano Aliénor, que fará sua estréia em breve. O
concerto acontecerá em Wilmington, Delaware (Grace United Methodist Church, 900
N.
Washington Street, Wilmington) e terá também a estréia mundial da obra “After
Duchamp”, do americano Mark Hagerty. Já em
fevereiro, no dia 9, a obra “Ecos”, para duas flautas doces, terá sua estréia
européia em Évora,
Portugal. Paula Andrade Callegari e Janaina Nobrega
serão as intérpretes. 2010 begins with 2 international premiers for the
composer Sergio Roberto de Oliveira. On January 30th, the piece “Angico” will have its
world premiere by the American group Melomanie. The piece, for flute, violin, harpsichord and cello is
a collaborative commission with the group Alienor . The concert will happen in Wilmington, Delaware (Grace
United Methodist Church, 900 N. Washington Street, Wilmington) and will also have
the premiere of “After Duchamp”, by Mark Hagerty. On February, the piece “Echoes”, for two recorders
will have its European premiere in Evora, Portugal. Paula Andrade Callegari e Janaina Nobrega
will be the performers. _________________________________________________ ____________________________________________ 15 -
PREMIERE :
Carlos Alberto da Silva, Jorge Antunes & aulas de música
____________________________________________ Queridos amigos, escritas por Carlos Alberto da Silva e Jorge Antunes. Mais em http://amigointernauta.blogspot.com O grupo está aberto a violonistas de qualquer nível. Para abrir uma turma, seria necessário no mínimo
quatro alunos. Interessados favor contactar alvaroguitar@gmail.com (apreciação de música para
leigos, preparo para vestibular em música). As aulas são dadas em São Paulo, próximo ao SESC
Pompéia. Mais informações em http://www.alvarohenrique.com/aulas.html by Carlos Alberto
da Silva and Jorge Antunes. More info on http://amigointernauta.blogspot.com
(portuguese text). For non-portuguese readers,
I would suggest this literal translation made by Google: http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Famigointernauta.blogspot.com%2F2010%2F01%2Fuma-homenagem-que-agradou.html&sl=pt&tl=en -- envie e-mail para alvarohenrique-subscribe@googlegroups.com
e-mail para alvarohenrique-unsubscribe@googlegroups.com _________________________________________________ ____________________________________________ 16 -
NEWS :
{modisti news} new releases
De : news@modisti.com ____________________________________________ Posted: 24 Jan 2010 09:12 AM PST Ambient music resulting from the crossing
of three movements in neo classical flute piece and its own transformation by
electronic means. The result appears somewhat neurotic and relaxing
at the same time as a kind of catharsis or a semi-hypnotic solution
for an alienated state of mind. paulo
chagas – flute, electronics oficina
sonora, peniche, portugal, jan 2010 Posted: 24 Jan 2010 09:11 AM PST ‘Moraine’ by Ido Govrin is composed of
exquisite sound qualities consisting of restrained gestures of simultaneous assembling and
disassembling processes, slow though diligent creation holds a promise for
total collapse, destruction, and as such, fills the listener with
sweet sadness and longing. The album’s name, ‘Moraine’, indicates the
working process but not just that. Moraine is a geological phenomenon created
when the bedrock underneath is scoured and crushed by the movement and extreme pressure of a glacier
eventually to the size of dust grains. It is being transported beneath the
glacier’s infrastructure as a thick stratum of solid substance and creates
various forms throughout the plateau. In ‘Moraine’, Ido Govrin investigates the micro level of
sound process where vast amount of sound partials are being generated and
manipulated; blocs of sonic substance creates morphed sound
strata. Continuous forms and entities of sound
collide into each other, crushed and woven into one another; the acoustic gale seems to briefly appear as
a spatial object, dwelling in space. Promptly afterwards, the stratification
and deterritorialization continues simultaneously. The six electro-acoustic pieces exhibited
in ‘Moraine’ were partly created by the analysis-re-synthesis process of acoustic instruments (Cello and
Violin) and partly by a pure computer generated process of sound. Label Info And there’s the kind of record I would
expect from 12k. Ido Govrin delivers six highly ambient electroacoustic pieces, trippy and delicate. Not ultra-original stuff, but nicely done,
and the title evokes interesting geological implications you can mull over as
you listen. Actually, this one requires an attentive
listen to “observe” the sonic plays, otherwise all you’ll heard is quiet background
moods. monsieur
delire __________________________________________________ ____________________________________________ 17 -
NEWS :
Musical America Weekly Newsletter
De : mad@topica.email-publisher.com ____________________________________________ Paris Opera Conductor Walks Out PARIS -- Once
again, the bad attitude of the orchestra of the Opéra National de Paris is
making news. Noted
early-music specialist Emmanuelle Haïm has thrown in the towel and abandoned
her debut with the ONP in Mozart's Idomeneo, which opened Wednesday. She is
withdrawing, according to the Opera, because “the time necessary to merge her
artistic approach with that of the orchestra was
not compatible with the programming constraints of the Opéra National de
Paris." Haïm is among early music’s most highly regarded
conductors. She has successfully led several "modern"
ensembles, including the Berlin Philharmonic and Chicago's Lyric Opera, without similar problems. This is not the first time the ONP
orchestra has clashed with a conductor: Four years ago, Daniel Harding threw up his hands and
walked out a few days before the opening Così fan Tutti. George Manahan Is ACO Music Director NEW YORK --
George Manahan, who has been a fixture in the pit of New York City Opera for
the past 12 seasons, will add a more visible podium
in 2010-11, as music director of the American Composers Orchestra. In signing a
three-year contract, Manahan, 58, will front an ensemble whose mission has
changed little in 33 years: to foster new, recent and
overlooked works by American composers. He will become
the orchestra’s third music director since its founding in 1977. “When I came to New York as a student in the early
‘70s I quickly became very involved in the Group for Contemporary Music and the scene at the
Manhattan School of Music,” he explained by phone from Portland, where he is rehearsing Così fan Tutti with the
Portland Opera. “This was when Boulez was at the New York
Philharmonic. I went to the American Composers Orchestra regularly as a young man when they were first starting. I’ve always had a special love for them.” New Study: The Arts Will Hit Bottom in 2011 WASHINGTON --
The number of nonprofit arts groups in the last decade grew from 73,000 to
104,000— at the rate of one every three
hours between 2003 to 2008 according to the first annual National Arts Index, a study released Wednesday by
Americans for the Arts. The Index is
based on government and private sector data covering finances, employment
numbers, educational statistics and
consumer spending. It comprises four years of research and will be updated each
year in October. Many arts groups are struggling, losing market share
of philanthropy to other charitable causes, including international, environmental and disaster relief. Arthur C. Brooks, an economist
who advised on the study, said corporate arts funding probably won't rebound, and some
arts groups need to go out of business. Komische Oper Music Director to Exit American
conductor Carl St. Clair is to leave the Komische Oper Berlin in 2012 after
just four years as music director. His explanation
is that he feels “a deep connection to Andreas Homoki,” the house Intendant who
is leaving in 2012 to become Intendant at the Zurich
Opera House, succeeding Alexander Pereira, who is headed to the Salzburg
Festival. Komische Oper incoming Intendant Barrie Kosky is
already searching for a new musical director. Texas born St. Clair, 57, is also music director of
the Pacific Symphony. Prior to the Komische Oper, he was for three years
general music director of the Staatskapelle Weimar and, before that, principal guest conductor of the
Radio-Sinfonieorchester Stuttgart. Cleveland Orchestra Announces Agreement Cleveland
Orchestra and its musicians have reached an agreement on contract terms, after a one-day strike and a
marathon bargaining session that began at noon on Jan.18 and ended at 6:30 a.m.
on Jan. 19. Terms calls for
a two-year wage freeze through August 2011, followed by semi-annual increases of 3%
and 2% in the subsequent year. Musicians will
"donate" as many as ten services and pay more toward their medical
benefits starting in May 2011. Executive Director Gary Hanson commented that
"both sides worked effectively through a difficult process" to come to the
agreement. The orchestra's Indiana University residency was
postponed; its Miami residency, which begins Jan. 22 and is key to the orchestra's
financial health, is taking place as scheduled. Also This Week on MusicalAmerica.com... Opera as Moon
Caper ____________________________________________________ ____________________________________________ 18 -
NEWS : newsletter caravelas fevereiro
De : apacheco@post.com ____________________________________________ Caros colegas
_____________________________________________________ ____________________________________________ 19 -
CONCERTO :
Abertura do ANO CHOPIN
De : emr@terra.com.br ____________________________________________ CHOPINÍSSIMO Chopin
- o poeta do piano Abertura
das comemorações do ANO CHOPIN no Brasil Dia 22
de fevereiro, às 19h, no Teatro SESI /Rio Entrada
franca Convidado especial: o ator FERNANDO EIRAS como CHOPIN - em mais uma de suas extraordinárias performances - O ano de
2010 marca as comemorações mundiais do bicentenário de nascimento do grande compositor polonês Fryderyk Chopin
(1810 – 1849), o primeiro poeta do piano e signo do “Grande
Romantismo” do século 19. A
abertura das celebrações do ANO CHOPIN no Brasil será no dia 22 de
fevereiro – aniversario do compositor -, às 19h, com o projeto CHOPINISSIMO – Chopin o poeta do piano,
no Teatro SESI/Rio, Av. Graça Aranha, 1. Entrada franca. CHOPINISSIMO
– Chopin o poeta do piano integra o Programa Oficial das celebrações internacionais do ANO
CHOPIN, promovido pelo Comitê Chopin 2010, com o objetivo de
mostrar ao mundo a imagem da Polônia hoje, através da música do compositor polonês. Recebeu o apoio do
Ministério da Cultura e da Herança Nacional da Polônia, do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, da Embaixada da Polônia
no Brasil, dos Consulados em São Paulo e Curitiba, do Instituto Fryderyk Chopin de Varsóvia. O projeto será realizado em
abril em Curitiba e em maio em São Paulo. Criado e
dirigido por Eli Rocha, da RS Comunicação, CHOPINISSIMO inclui um
concerto-cênico que terá o privilégio de reunir num só espetáculo artistas consagrados
como o ator Fernando Eiras, dando vida à
Chopin em mais uma de suas extraordinárias performances, a
pianista Linda Bustani (premiada pianista com projeção internacional) e, a
jovem e promissora mezzo-soprano Carolina Faria. Com
roteiro assinado pela filósofa e escritora Viviane Mosé, Chopin, lendo trechos
de cartas e diários, através do ator Fernando Eiras, contará sobre a nostalgia da
pátria, a chegada e o sucesso nos salões de Paris, a
ruptura do noivado com Maria Wodzinska e, o momento mais marcante de sua vida: a
paixão avassaladora pela Baronesa de Dudevant, conhecida nos meios literários
como George Sand. No
repertório musical, serão apresentadas pela pianista Linda Bustani, obras pouco tocadas como: Mazurca opus 7 nº 1, Valsas opus 34 nº 2
e opus 69 nº 1, Noturno Opus 27 nº 2, Scherzo
nº 3, Prelúdio nº 2
e as Variações Brilhantes opus 12. A
mezzo-soprano Carolina Faria cantará algumas Melodias Polonesas, para canto
e piano, raramente ouvidas no Brasil. Para que
a vida e a obra do compositor polonês sejam amplamente apreciadas pelo amante da música clássica e conhecidas pelas novas gerações, o
evento inclui uma exposição de fotografias de pinturas, desenhos, gravuras,
partituras, documentos e objetos, cedidas pelo Instituto Fryderyk Chopin, e
que será aberta no dia 22 antes do espetáculo no foyer do Teatro do SESI,
até o dia 26 de março. O crítico
musical Rodolfo Valverde encerra o evento no dia 23 de fevereiro, às 15h, no Teatro SESI com um Bate-Papo com Chopin, com exibição de DVDs das
apresentações dos maiores intérpretes da atualidade. FICHA
TÉCNICA: Criação e
direção musical: Eli Rocha e Liliane Schwob Roteiro:
Viviane Mosé Produção:
Vianapole Assessoria
de imprensa: RS Comunicação & Eventos SERVIÇO: CHOPINISSIMO
– Chopin o poeta do piano Abertura
do ANO CHOPIN no Brasil Dia 22
de fevereiro, às 19h: .Concerto-cênico
com o ator Fernando Eiras, a mezzo-soprano Carolina
Faria e a pianista Linda Bustani; .
Exposição de x fotografias do Instituto Fryderyk Chopin. Visitação: de 3ª a 6ª,
de 10h às 18h. Até dia 26 de março. Dia 23
de fevereiro, às 15h: . Bate-papo
com Chopin com o crítico Rodolfo Valverde e exibição de DVDs. Teatro
SESI/Rio, Avenida Graça Aranha,
nº 1 – Centro Informações
pelo telefone: (21) 2563-4163 Entrada
franca. Capacidade:
350 pessoas Metrô:
Santa Luzia _____________________________________________________ ____________________________________________ 20 -
CONCERTO :
Duo SPES promove música brasileira em Lisboa no dia 18/2/2010
De : paulinyi@yahoo.com ____________________________________________ Convite e pedido de divulgação.
Duo SPES faz recital comentado de música brasileira em Lisboa, além da estreia de Dialogue III de Christopher Bochmann da Universidade de Évora.
No evento, será feito o lançamento do CD IMAGENS em Portugal.
Vídeos de estreias promovidas pelo Duo na Europa em dezembro estão na homepage: http://SPES.MusicaErudita.com
Serviço: Recital comentado do Duo SPES na Universidade Nova de Lisboa.
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, à Avenida de Berna, 26-C Data: 18/2/2010 às 18 horas. Ingresso livre. Apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal.
PROGRAMA
Zoltan Paulinyi - Biduo d'ouro; Pluma; Sonhos Sonoros Christopher Bochmann - Dialogue III (estreia mundial) Flausino Valle - Prelúdios Característicos e Concertantes para violino só Lorenzo Fernández - Invenções Seresteiras Pixinguinha e Lacerda - Naquele Tempo; Descendo a Serra Gadé e Almanyr Grego - Polichinelo
Fagote: Iracema Simon Violino: Zoltan Paulinyi
----------- Duo SPES – violino e fagote
SPES, do latim, esperança, a segunda virtude teologal.
O Duo SPES iniciou suas atividades em 2006 atuando principalmente na área pedagógica, divulgando a música erudita e brasileira.
Apresenta-se semanalmente na Paróquia Mãe da Divina Misericórdia em Brasília realizando uma média de 40 apresentações anuais.
Em janeiro de 2008, o grupo fez sua primeira turné na Europa, estreando o piano-trio de Paulinyi na Espanha (Madrid e Béjar), França (2 recitais em Paris, no Maison du Brésil e Embaixada), nas capitais da Hungria e Inglaterra, seguindo-se apresentações no Festival Internacional de Araripe (Ceará) com músicas barrocas e brasileiras contemporâneas, algumas registradas no disco "Imagens", lançado em agosto de 2008.
Seus projetos incluem o intercâmbio de música de câmara de Brasília e Europa, em maio de 2009 com recital do BlauKamara apoiado pela Embaixada da Espanha e em agosto a estreia de Statu Viae com o Nyári Duo apoiado pela Embaixada da Hungria em Brasília e OSTNCS.
Iracema Simon é musicista desde 1993, começou a trabalhar com musicalização infantil em 2003 com a oficina-coral Rouxinóis. Formada pela UnB em 2008, onde coordenou o núcleo de flauta-doce do projeto “Música para Crianças” em 2006-2007.
Atualmente, Iracema é professora de música no INEI e utiliza um fagote de construção do Hary Schweizer.
Zoltan Paulinyi é professor de violino e composição para crianças e jovens em Brasília, membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional desde o ano 2000, solista das violas em 2009, solista dos violinos em 2007.
http://spes.MusicaErudita.com |