O modelo ECONUSE é um exemplo de um produto ambiental sendo usado em um processo econômico. O produto (Q) - madeira da floresta, peixes, ou castanhas - é produzido por energias renováveis como sol, chuva, e vento . O produto acumula (tank Q). Para processar o produto para venda, é necessário dinheiro para comprar e manter equipamentos e mão de obra. Conforme o produto é vendido, o dinheiro recebido é usado para comprar bens e serviços necessários para continuar o processamento.
O rendimento do produto pronto para venda (E) depende de ambos a qualidade do produto original (Q) e a quantia de equipamentos para processo e mão de obra (A). A quantidade de dinheiro que acumula (M) é o dinheiro que vem das vendas do produto (PE*P) menos o dinheiro pago a bens e serviços (K5*M).
A simulação começa com baixas quantidades de recursos de equipamento para produção (A), e dinheiro (M). Se esta é uma operação de produtos de madeira, primeiro a quantidade de madeira (Q) cresce antes do desenvolvimento de recursos (A) para usar madeira. Então recursos e aumento nas vendas, e mais dinheiro (M) se torna disponível para comprar mais bens e serviços como serras, tratores, caminhões, e estradas para construir recursos econômicos (A). Este crescimento econômico consome os estoques de madeira. Mais tarde um balanço da produção e uso é alcançado a uma menor taxa de uso baseada no limite natural de crescimento da árvore.
Exemplos de uso econômico
Este modelo é apropriado para qualquer produtop vendível o qual cresce sem assistência humana - flores selvagens, mel natural, produtos da floresta como borracha, resina, aguarrás, madeira, frutas, castanhas; produto marinhos como peixes, lagostas, mariscos, corais, conchas.
Problemas experimentais "E se"
Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!
COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES
FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES
Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville
Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994
Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 28 de setembro de 2007