9. Uso genérico do ambiente (ENVUSE)

O sistema ENVUSE é um modelo geral para examinar o uso econômico de recursos ambientais. Como o diagrama mostra, o rendimento depende de ambos recursos ambientais a esquerda e os investimentos em bens e serviços para o processo a direita. O sucesso econômico depende de dois preços diagramados a direita, o preço PE do commodity que é vendido e o preço (PI) dos investimentos que serão adquiridos. O maior uso de recursos ambientais relativos a investimentos adquiridos reduzem custos e permitem ao fazendeiro competir com outros com menos recursos ambientais.

Os sistemas ambientais da Terra geram produtos renováveis que são incorporados pela atividade humana na economia pela qual dinheiro é recebido e pago por outros investimentos da economia necessários para o processamento. Na agricultura, por exemplo, a interação dos recursos ambientais como sol, vento, água, nutrientes e estrutura do solo, etc., geram a produção de plantas que são gerenciadas pelos fazendeiros e vendidas por dinheiro que usado para comprar investimentos necessários como sementes, fertilizantes, pesticidas, tratores, e trabalho.

Relações e equações do modelo

As relações para ação no modelo são mostradas no diagrama e demonstradas como equações. As relações e mecanismos representados pelo diagrama e equações podem ser expressadas nas palavras que seguem:

A produção econômica é um produto da disponibilidade de recursos ambientais (Q) e recursos economicos (A) baseados em compras. Produtos são vendidos conforme eles são acumulados e o dinheiro recebido é temporariamente guardado como dinheiro em mãos e então pagam os investimentos econômicos, para juros e pagamento de empréstimos. A simulação plota um gráfico dos depósitos ambientais, recursos econômicos, dinheito e conta de débitos. O dinheiro acumulado é um indicador do sucesso econômico.

O dinheiro recebido pelas vendas é dependente dos preços no momento. Prelos de commodities no modelo aumentam com a escassez até que o limite é alcançado. Veja a equação para PE. A quantia de investimentos adquiridos depende do preço determinado externamente (PI) desses investimentos. Aumentos relativos dos preços de investimentos adquiridos reduzem o crescimento e o que pode ser suportado.

Estabelecendo JL determina o dinheiro emprestado de fora. Este investimento acelera compras e crescimento, mas mais tarde reduz o que pode ser suportado como o dinheiro tem que ir como juros e pagamentos. Equações da conta de débito (D) mantém registro de empréstimos e pagamentos. Neste modelo quando a empresa ganha dinheiro suficiente, ela pára de pegar emprestado e paga os débitos e os juros.

Exemplos do uso econômico de recursos ambientais

O modelo ENVUSE é apropriado para agricultura, florestas, parques, contribuições estéticas, mineiração e outras interações econômicas com o meio ambiente. Os depósitos afetam o tempo de resposta do sistema são estoques ambientais como reservas de solo guardado e de madeiras florestais. Exemplos do depósito de recursos econômicos são prédios e tratores. Itens externos que controlam o sistema e sua produção incluem preço de investimentos, taxa de investimento, e taxa de juros.

Problemas experimentais "E se"

  1. Quão bem o sistema econômico sobreviveria se os recursos ambientais fossem cortados pela metade? Faça a alteração: I = 0.5 e execute o programa.

  2. Se o preço de bens e serviços aumentar todo ano, como isto altera o sistema econômico? Mude o valor de TAC.

  3. Se o sistema econômico é iniciado com muito mais capital emprestado, o que acontece com os recursos econômicos e dinheiro em mãos? Para começar com mais dinheiro e mais débito mude: M = 2 e D = 2.

  4. O que acontece se a taxa de juros no débito (IT) é duas vezes mais alta? Faça IT = 0.2.

Letras e equações para o programa de simulação ENVUSE:

Depósitos (estados variáveis):
Q = Estoque de produtos ambientais
A = Recursos do sistema econômico do usuário
M = Dinheiro em mãos
D = Conta de débito

Fontes (influências externas):
I = fontes ambientais, sol, chuva, etc.
JL = Empréstimos anuais para atividade econômica
IT = Taxa de juros para empréstimos externos
PI = Preço de investimentos adquiridos
TAC = Taxa de aumento dos custos

Equações e mudança de equações: Recursos ambientais não utilizados
R = I - K0*R
e portanto: R = I/(1 +K0)

Depósito de recursos ambientais
DQ = Kl*R -K2*Q -K3*A*Q

Produção Econômica
P = K4*A*Q

Preço do produto (commodity)
PE = (L1 + Q)/(L2*Q)

Recursos do usuário
DA = K5*M/PI -K6*A -K7*A*Q

Variação do preço dos recursos da economia
PI = PI+TAC*DT

Dinheiro em mãos
DM = PE* K4*A*Q +JL -K9*M -L2*M -K5*M -IT*L-Z*K9*M

Conta de débito
DL - JL - Z*K9*M onde o pagamento é quando Z = 1

Preço do commodity
PE - L4*Q/(L6 + Q) quando Y = 1

Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES

Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville

Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994

Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 28 de setembro de 2007