18. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)

O aumento da economia de toda nação é ligado ao resto do mundo através do comércio, empréstimos cruzando fronteiras nacionais, e negócios multinacionais. O modelo INTECON representa os recurso de uma nação e o crescimento conforme afetado pelas finanças internacionais. Neste modelo a moeda da nação que vai para o exterior retorna por diversos caminhos.

O suprimento total de dinheiro é a soma dele em casa e fora. O dinheiro circulando através de fronteiras nacionais conta no produto bruto nacional de mais de um país. A circulação do dinheiro ajuda a acelerar o crescimento da economia global, mas ocasiona que alguns países se tornam devedores de outros. Os efeitos da política fiscal são simulados através das mudanças "e se" no INTECON.

Exemplos

Para vários graus todos os estados e nações possuem suas economias interconectadas com parceiros das finanças globais, mas a disponibilidade de recursos e a disposição para trocas entre países faz padrões desiguais de riqueza. INTECON ajuda a estudar os mecanismos das finanças internacionais que afetam um país.

Problemas experimetais "E se"

  1. Qual é o efeito de débitos massivos (D) onde grandes juros e/ou lucros são pagos a outros países? Faça D = 2.8 apropriado ao presente débito americano.

  2. Qual é o efeito de aumentar os juros? Mude (IT) de 0.03 para 0.12 no programa. Primeiro considere o case que o país de origem possui um grande débito (D = 2.8); segundo considere o caso inverso quando os países de fora estão em débito ao país de origem (ID = 10).

  3. Qual o efeito do aumento do suprimento de dinheiro do país de origem (TM) o que inclui $ em casa e ao exterior? Faça TM 4.

  4. Qual é o efeito de uma menor taxa de depreciação dos recursos dos países (Q), o que faz um tempo de revolta mais curto? Mude K8 de 0.02 para 0.1.

Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES

Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville

Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994

Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 19 de outubro de 2007