Duas populações podem competir através de interações negativas. Conforme disposto na figura cada população pode ter um efeito negativo na outra população. As populações concorrentes são mostradas sem limite de alimento (E é constante) e cada população possui uma limitação de auto-lotação, o qual é mostrado em Crescimento Logístico. Sem interações as duas populações podem coexistir como na simulação da curva no gráfico.
Com interações negativas nenhuma delas consegue manter um grande crescimento nem alcançar o crescimento de uma população balanceada. Com efeitos negativos suficientes, uma população pode excluir a outra, como mostrado no gráfico, um processo chamado exclusão competitiva.
Exemplos de Interações Competitivas
Um exemplo ecológico de exclusão competitiva é a competição entre duas espécies de besouros de grãos em uma jarra com comida apropriada (grãos) fornecidos todos os dias. Se algumas outras espécies forem colocadas dentro da jarra sozinhas, o número de besouros aumentaria até nivelar-se. Entretanto, se alguns de ambas as espécies forem colocados na jarra juntos, ambos aumentam, mas logo a espécie mais eficiente consome toda a comida e a outra espécie morre. Este exemplo é apropriado se a ação de uma espécie afeta negativamente a outra através da produção de dejetos, grande produção de ovos, e outros meios.
Outro exemplo é a competição entre duas espécies de sementes, as quais secretam substâncias químicas que inibem o crecimento da raiz da outra.
Experimentos "E se"
Vejamos como as duas populações que apresentam crescimento logístico interagem a partir de mudanças.
Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!
COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES
FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES
Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville
Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994
Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 17 de agosto de 2007