15. Macro-economia (MACROEC)

A economia em geral é o tema de macro-economia. Textos introdutórios usam a equação dada no diagrama para descrever as características principais de uma economia. Guardar (S) é proporcional ao que é ganho (Y); que é a soma do que é ganho através da economia (S) e que é gasto com consumo (C); economias vão para investimentos (I) e é igual a ele. Estes relacionamentos são mostrados no primeiro diagrama conforme o fluxo de dinheiro em linhas pontilhadas que circula entre o setor de produção da economia e o setor de consumo da economia.

Fluxo de recursos gerais, produtos e serviços são plotados em linha contínuas fluindo em direção oposta ao dinheiro. O depósito de recursos da economia real foram adicionados (K). A fonte de energia (E), serviços ao consumidor (C), e recursos capitais (K). Desde que não havia a limitação dos recursos dados no primeiro diagrama, os recursos necessários de energia são mostrados como constantes, o que significa que é ilimitado (apesar de não existir tal coisa a longo prazo). Em outras palavras, energia é fornecida conforme precisada.

Neste modelo a circulação de dinheiro era proporcional a taxa de produção para que o crescimento da produção fosse acompanhado pelo crescimento da circulação de dinheiro. Quando o modelo é simulado, o crescimento exponencial dos recursos reais e da circulação de dinheiro resultam. Esta característica foi usada no primeiro diagrama também para demonstrar um dos mini-modelos anteriores de economis Domar-Harrold, que adiciona novo dinheiro como uma proporção constante ao ano. Na simulação a disponibilidade da energia é mantida ilimitada (E constante), e o crescimento exponencial resulta no gráfico.

O segundo diagrama é o de energia para o mesmo modelo mas com uma permanente fonte de fluxo renovável. Aqui, permanente fonte renovável é substituída, a simulação cresce e se nivela como é mostrado no gráfico.

Apesar das equações de macro-economia serem usadas, o tipo de recurso controla a natureza do crescimento. Este exercício ajuda a mostrar a maneira que os sistemas econômicos são similares aos modelos gerais para sistemas auto-catalíticos, mas com a adição de mecanismos de dinheiro flexível que facilitam a participação humana nos padrões que podem maximizar a performance.

Exemplos de sistemas macro-ecocômicos

Os modelos macro-econômicos são frequentemente aplicados a nações, estados e regiões. As disposições de controle de fontes adicionados a estes mini-modelos fazem com que as equações macro-econômicas dinâmicas e realistas.

Problemas experimentias "E se"

  1. Qual é o efeito de um aumento na taxa de depreciação dos recursos que estão aumentando? Dobre K2.

  2. Qual é o efeito de aumentar a percentagem da renda economizada e reinvestida? Aumente K5.

  3. Qual é o efeito de aumentar a disponibilidade de energia no caso exponencial da Figura a (X=0)? Aumente E.
    Qual é o efeito de aumentar a entrada de energia no sistema de fluxo limitado na Figura b (X=1)? Aumente J.

Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES

Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville

Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994

Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 19 de outubro de 2007