Um simples mini-modelo que representa a visão padrão de crescimento econômico é MONEYGRO. O dinheiro está circulando (linha pontilhada) como uma contra corrente ao fluxo de produtos e ao retorno de bens e serviços na produção. Conforme o diagrama mostra, a pressão do recurso é mantida constante, o que significa que os recursos nunca são limitantes, independete de sua demanda. Durante o crescimento alguém pode adicionar um novo suprimento de dinheiro (M) à circulação de dinheiro sem causar inflação até que alguém adicione novos recursos reais (A) ao mesmo tempo.
No modelo, mais dinheiro é adicionado em proporção aos recursos econômicos A, libertando o crescimento inflacionário. A produção econômica (KO*E*M) é em proporção ao dinheiro que está circulando. O resultado é o crescimento exponencial sem limites. (Veja o Modelo EXPO). A taxa de crescimento é sensível J a taxa de depreciação (K2) dos recursos. Esta é uma versão do método "Domar-Harrod" de crescimento econômico introduzido 50 anos atrás. Para ver o que ocorre quando os recursos são limitados, veja os modelos que seguem BUYPOWER e MACROEC.
Exemplos de crescimento exponencial controlado pela circulação de dinheiro
O gráfico se aplica ao crescimento de uma indústria que está utilizando um grande novo recurso, ou se aplica ao crescimento de um país, onde a concentração dos recursos é constante. Porque muitas pessoas acreditam que é sempre possível a substituição de um recurso por outro, eles acham que o recurso E é ilimitado e que o crescimento exponencial como mostrado aqui é um modelo geral para toda a economia e seus negócios. Cientistas de recursos sabem que eles não são ilimitados e que tal crescimento exponencial é somente temporário. Já, o mundo e a maioria de seus setores estão diminuindo seu crescimento.
Problemas experimentais "E se"
Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!
COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES
FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES
Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville
Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994
Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 19 de outubro de 2007