O modelo NEW ZELAND simula o maior aspecto da economia baseada na agricultura da Nova Zelândia na sua história. Colonizadores da Inglaterra e da Escócia transportaram sua economia baseada em ovelhas para a nova terra nos século 18 e 19, transportando um pouco de lã como o valor da colheita. Por volta de 1900 navios refrigerados foram desenvolvidos e a carne de carneiro se tornou muito exportada. O dinheiro recebido em troca por combustível, bens e serviços, a tornou em uma próspera economia , até o embargo do petróleo pela Arábia aumentando o preço do petróleo bruscamente em 1972.
A simulação possui ovelhas desenvolvendo em pastos recebendo fertilizante suprido pelo governo das cidades. Alguns produtos agrícolas são usados nas cidades e o resto exportado. Mesmo que calibrado com o estoque (ovelhas e rebanhos), outros produtos agrícolas possuem o mesmo comportamento. Então, o modelo é geral para representar características do papel agrícola no desenvolvimento da economia nacional.
Começando com solos virgens, o efeito inicial das ovelhas é reduzir os nutrientes no solo e perder a produtividade. Como exportações permitem uma economia baseada em combustíveis fósseis para desenvolver, mais fertilizante é comprado de fora e a produção aumenta. Com mais compra de combustíveis e bens e serviços, os recursos urbanos aumentam. A simulação tem um interruptor, que aumenta as exportação após 1912. Os recursos urbanos aumentam até 1972 quando o preço das importaçõa de fora aumentam bruscamente. Este modelo para em 1978. Aqui você pode discutir alternativas e então continuar a simulação para diferentes condições.
Exemplos de países que exportam produtos agrícolas
Muitos países de terceiro mundo entram nesta categoria de países que exportam bens de seus ambientes. Se eles usam seus produtos em casa, eles conseguem estimular a economia ainda mais. Nações desenvolvidas como a Nova Zelândia e mesmos os Estados Unidos.
Problemas experimentais "E se"
Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!
COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES
FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES
Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville
Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994
Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 19 de outubro de 2007