Uma floresta acumula biomassa (folhas, troncos, raízes, animais, bactérias, etc.) usando a energia continuada luz do sol. Uma certa quantidade de luz do sol chega à terra todo o dia; onde quer que se esteja pode se contar com uma quantidade média ano após ano. Este tipo de fonte de energia é chamado de renovável. Uma floresta que utiliza a luz do sol cresce, aumentando a biomassa até que utilize quase toda a luz do sol que recebe por dia. Quando a quantidade de crescimento de biomassa se iguala à quantidade que morre e é decomposta, o sistema da floresta está em regime de equilíbrio (steady state).
No diagrama J é o fluxo de energia contínuo, a luz do sol em nosso exemplo. A porção do fluxo que vai para o sistema é K*JR*Q, sendo JR a parte de J que está disponível para ser utilizada. A equação:
J = JR + K*JR*Q
Foi modificada algebricamente para:
JR = J/(1 + K*Q).
A equação para a mudança em Q é o crescimento da biomassa menos a morte e decomposição da biomassa. O crescimento da biomassa é proporcional à luz do sol disponível (JR) e à quantidade de biomassa que já está em crescimento na floresta (Q): K1*JR*Q. Assim como no modelo de Crescimento Exponencial, o coeficiente K1 é a diferença entre os coeficientes K2 e K3.
A morte e decomposição da biomassa é uma proporção (K4) da biomassa armazenada nos organismos da floresta (Q): K4*Q.
Portanto, a equação para a mudança na biomassa da floresta (DQ) é:
DQ = K3*JR*Q - K4*Q
Esta quantidade de biomassa ao final de um dia será a biomassa no início mais a alteração:
Q = Q + DQ
A simulação deste modelo necessita estas três equações.
Pode se obter um gráfico ao se calcular e representar as mudanças em Q. O crescimento da biomassa (Q) é exponencial a princípio enquanto houver mais luz do sol do que os organismos possam utilizar. Então Q atingirá um patamar de regime permanente quando o sistema da floresta se organizar para utilizar toda a luz do sol disponível.
Exemplos de Modelos que usam Fontes Renováveis
Este modelo é especialmente apropriado para sistemas naturais, (florestas, campos, pântanos, rios, lagos, oceanos) baseados em fontes de fluxo contínuo (sol, chuva, vento, marés, ondas). Um exemplo é o crescimento bem sucedido num campo desmatado indo de plantas até floresta de árvores maduras. No início o mato cresce rapidamente, depois os arbustos, pequenas mudas de árvores (tree seedlings) e finalmente uma floresta com árvores e plantas usando todo o fluxo incidente de sol e chuva assim que ele se torna disponível.
Um exemplo econômico é o de um empreendimento que tem um fluxo contínuo de matéria prima, por exemplo, couro. O negócio utiliza o couro para produzir cintos. O número de cintos em estoque aumenta rapidamente. O estoque se estabiliza quando o número de cintos produzidos se iguala ao número de cintos que está sendo vendido.
As economias dos países crescem desta maneira também. Quando os colonos chegaram à América sua civilização expandiu muito rápido. Haviam muitos recursos disponíveis para eles, como solo rico, terra e madeira das florestas e também as ferramentas e o conhecimento que eles trouxeram com eles. No início do século XX este crescimento começou a nivelar já que os recursos (combustível fóssil, sol e chuva) estavam sendo utilizados assim que se tornavam disponíveis.
Questões para discussão e Experimentos do tipo “O que aconteceria se...”
Questões para discussão
Experimentos do tipo “O que aconteceria se...”
Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!
COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES
FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES
Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville
Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994
Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Campinas, SP, 20 de julho de 2007