1. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)

O modelo SALES mostra a operação de vendas e dinheiro em um sistema simples. No modelo, produtos (Q) acumulam por um processo que produz J unidades por tempo. A expressão para a depreciação dos produtos é K1*Q.

Estes produtos são vendidos ao mercado (K2*Q), e dinheiro é recebido em troca. De acordo com o princípio econômico da oferta e demanda, o preço (P) sobe se o suprimento de produtos é menor e desce se o suprimento é maior. A expressão que mostra que o preço é inverso ao suprimento disponível é K4/Q. As pessoas pagam mais quando a oferta é limitada.

Não importa quantos produtos acumulem, o ganho de dinheiro do negócio permanece o mesmo. Os preços variam para o cunsumidor mas a renda do produtor se mantém constante. O dinheiro recebido é guardado em uma conta bancária (M), e então pago em proporção ao valor na conta (K3*M).

Quando o programa é executado, os produtos se acumulam e nivelam-se, o preço desce, o dinheiro sobe e nivela-se. O pequeno retângulo no tanque Q e sua linha até a caixa do preço indica um sensor que está registrando o valor de Q, porém não o utiliza.

Exemplos de modelos SALES

Um fazendeiro de produtos cítricos produz laranjas, as armazena e as vende. O preço que ele recebe flutua de acordo com o suprimento. Neste modelo quanto mais dinheiro o fazendeiro ganhar, mais ele gasta. Outro exemplo é de um artesão que produz cadeiras de madeira em uma taxa constante. Se ele elevar seu inventário, o preço por cadeira irá diminuir.

Problemas experimentais "E se"

  1. Se o seu tio te der 150 cadeiras para começar seu negócio (ao invés das 10 no programa), quanta diferença fará ao dinheiro em tua conta bancária? Agora altere o valor de Q para Q=100. O que acontece?

  2. O que aconteceria ao negócio de venda de cadeiras se o clima mudasse? A umidade no ambiente pode aumentar muito e os móveis embolorariam. Neste caso a depreciação das cadeiras por fungos aumentaria. O valor de K1 poderia aumentar, por exemplo, de 0.005 para 0.007. O que muda no gráfico? Tem sugestões para outros valores de K1? Veja o que acontece!

  3. Qual é o efeito de duplicar a produção (K2) no acúmulo de dinheiro (M) na quantidade de produto que o consumidor pode comprar em dólar? Qual a diferença entre o efeito no empreendimento e o efeito nos consumidores?

Deseja ver esta mesma página em inglês?
Clique aqui!

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES

Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+
* Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF
+ Santa Fe Community College, Gainesville

Center for Environmental Policy, 424 Black Hall
University of Florida, Gainesville, FL, 32611
Copyright 1994

Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp
Enrique Ortega
Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin
Liana Barbudo Carrasco
Campinas, SP, 21 de setembro de 2007