Engenharia Ecológica - Prefácio

SISTEMAS AMBIENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Texto sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade que une Ciências Básicas, Meio Ambiente,
Avaliação Energética, Economia,Micro-computadores, e Políticas Públicas.
(Este texto que deve ser acompanhado com um suplemento preparado localmente
com informações e atividades específicas para cada região geográfica).

H.T. Odum, E.C. Odum, M.T. Brown,
D. LaHart, C. Bersok, J. Sendzimir
Graeme B. Scott, David Scienceman y Nikki Meith

Julho de 1987. Direitos Reservados.
Programa de Economia Ecológica, Phelps Lab, Universidade da Florida, Gainesville

Tradutores e adaptadores da versão para Internet em português:
http://www.unicamp.br/fea/ortega/eco/index.htm
Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada ( LEIA )
Unicamp, Caixa Postal 6121, Campinas-SP, Brasil CEP 13083-970
Dr. Enrique Ortega ortega@fea.unicamp.br
Dr. Vito Comar vito@uems.br
M.S. Giovanna Garcia giovanna@unicamp.br
Iuri Cunha Bueno, Isabel A. Rosa Laserna
Elisa Ortega Miluzzi, Giuliano Yunes, Edson Esposito

INTRODUÇÃO

As atividades humanas evoluiram a tal ponto que mudaram para sempre nossa visão da Terra e do papel que desempenham nela os diversos povos que a habitam. O desafio educacional do momento é aprender a ver o ambiente e a sociedade como um sistema único. A educação que cada pessoa recebe deve mostrar como o indivíduo está ligado à economia, e como, tanto ele como a sociedade e sua economia, dependem dos recursos (finitos) do meio ambiente. Com este texto iremos aprender ciência de uma nova maneira, usando como exemplos alguns dos problemas que mais nos afetam. Usaremos diversas ferramentas científicas para entender o funcionamento do nosso mundo, entre elas: os princípios da energia, os conceitos da teoria geral de sistemas, assim como programas de computador para fazer simulações do comportamento de ecossistemas. Da mesma forma que se chama de visão microscópica a visualização detalhada dos componentes e a análise do funcionamento de um micro-sistema , a visualização de vários ou de todos os sistemas é chamada de visão macroscópica A aprendizagem das ciências ambientais e da economia com uma visão unificada, nos ajuda a entender qual é o impacto das políticas públicas no bem estar de nosso planeta.

Na parte I começaremos aprendendo a linguagem e os princípios dos sistemas energéticos, pois a energia é necessária para todos os processos. Depois estudaremos os diagramas dos tipos básicos de ecossistemas. O aluno aprenderá a programar para verificar como um ecossistema muda com o decorrer do tempo. Em seguida, na parte II, apresentaremos os principais tipos de ecossistemas (biomas) da Terra, explicando suas características específicas e os problemas em relação à economia humana. Na parte III, são estudados os sistemas econômicos humanos, começando pela agricultura, silvicultura e as cidades, considerando então os estados, as nações e suas interrelações.

Este livro considera os conflitos na seleção das políticas públicas no uso de nossos recursos e meio ambiente. Procuraremos analisar as grandes controvérsias de nosso tempo, e ajudar a descobrir algumas políticas que podem levar à prosperidade com novos paradigmas compartilhada por maior número de pessoas. Os cálculos de emergia nos dão formas de avaliar os recursos e benefícios para poder escolher alternativas de administração do nosso planeta. Normalmente ensinadas separadamente, ciência, tecnologia, humanidades e economia são vistas de forma conjunta neste texto, constituíndo assim uma disciplina de relevância na formaçao universitária.

Boa leitura...


Última revisão: 09 de março de 2002.

Voltar para o Índice

Ir para o topo da Página

Ir para o Capítulo 1