Trabalho de TA-530 – Engenharia e meio ambiente
Professor
Enrique OrtegaAluno:
Melissa Filipini da Silveira RA: 981813
TEMA: Teoria geral de sistemas
SITE: " general theory of systems"
http://www.cnt.ru/users/tishenko/monografy.html
Introdução:
A Teoria geral de sistemas tem como objetivo analisar a natureza dos sistemas e a interrelação entre suas partes, assim como a interrelação entre eles em diferentes espaços, e ainda, as suas leis fundamentais.
A engenharia ecológica analisa o inter-relacionamento entre a agro-indústria e o meio ambiente usando como base esta Teoria geral de sistemas, por tanto é relevante um conhecimento de seu significado e funcionamento.
Resumo e análise do texto:
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda análisa as leis fundamentais dos sistemas.
Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos. Quando existe apenas um componente individual ele é chamado de elemento único, quando estes elementos únicos se interrelacionam, eles são chamados de componentes, e quando estes componentes se interrelacionam com elementos únicos, eles são chamados de componentes gerais. Um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo. Ele é geral para as partes que o compõe e e´parte da composição de outro sistema mais geral de um todo.
Todas as partes de um sistema estão interrelacionadas dando suporte para a integridade deste.
As interrelações entre as partes dos sistemas e entre estes, podem ocorrer de maneira ordenada ou desordenada (incerta).
As interrelações ordenadas podem ocorrer de forma centralizadora, sempre dependendo de uma parte , ou de forma descentralizadora, independente.
Cada sistema tem seu espaço de existência e suas fronteiras, e se estas fronteiras estiverem muito distântes umas das outras eles tenderam a não se interrelacionar, a menos que haja necessidade.
Os sistemas possuem um potencial que expressa seus estados internos, demonstrando a sua estabilidade ( quanto maior o potencial, maior a estabilidade), e as forças e estabilidades das interrelações entre suas partes. O potencial total de um sistema é a soma dos potenciais de cada parte do sistema.
A movimentação de um sistema, ou seja, a interação entre as partes de um sistema, é responsável pela mudança do potencial deste. Essas interações podem ocorrer de três formas, nas partes não orgânicas, nas animais e na sociedade; sendo que elas dão suporte a existência do sistema, assim como as mudanças de potencial.
A parte potencial do sistema é chamado de potencial livre e a parte que não tem potencial, que não interage, é chamado de potencial próprio.
Um sistema muda qualitativamente quando o potencial próprio sofre mudança quantitativa. A concentração do potencial próprio indica a quantidade relativa de pootencial de um sistema.
Um aumento ou redução do potencial livre ocasiona num aumento ou redução do potencial total do sistema, pois com o aumento do potencial livre aumentam-se as interações e interrelações, e como a diminuição do potencial livre elas diminuem. O aumento do potencial livre de um sistemas ocorre às custas da redução deste potencial de outro sistema, ambos pertencentes a um sistema maior. Um maior potencial livre significa uma maior e mais longa interação entre as partes de um sistema.
O sistema pode ser estável, quando uma parte compensa a outra, e instável quando não ocorre a compensação. O sistema instável pode ser subdivido em duas partes uma de crescimento e outra de decrescimento.
A partir dos príncipios de interação entre os sistemas e suas partes, podemos entender c;omo ele é formado. Um sistema pode ser formado apartir da união de lementos únicos ou da desintegração de uma ordem maior de um sistem.
Partes do sistema tetam aumentar seu potencial, o que causa uma redução do potencial livre do sistema. E partes maiores do sistema tentam aumentar o seu potencial livre, reduzindo o potencial próprio de outras partes. Estas interações causam uma eqivalência e simultâneidade entre dois processos opostos, o de concentraçção e o de separação.
Os sistemas podem ser divididos em três tipos, o sistema cósmico ( o Universo), o sistema natural ( sendo que o sistema maior é a Terra) e o sistema social (Comunidade humana).
Conclusão:
Um conhecimento desta Teoria geral de sistemas pode nos ajudar a entender a interrelação existente entre o sistema humano, agroindustrial, e o sistema natural, meio ambiente, bem como as interrelações existentes dentro cada um destes sistemas e suas interações. Com isso pode-se ter uma idéia de como eles são formados, quais são suas tendências no futuro, como são organizados, quais são seus potenciais, entre outras coisas que nos a entender e a compreender como eles funcionam e como funcionaram no futuro.
Assim poderá-se prever como serão as relações entre estes sistemas, podendo desenvolver um método para que eles se tornem um sistema maior que vise um desenvolvimento sustentável.