Centro de Vivência da área da saúde
é aberto à comunidade

30/03/2012 - 11:20

/
FCM 2

FCM 2

FCM 8

FCM 8

FCM 7

FCM 7

FCM 5

FCM 5

FCM 4

FCM 4

O primeiro Centro de Vivência da Unicamp foi inaugurado pelo reitor Fernando Ferreira Costa na tarde de quinta-feira (22). O espaço está localizado na área da saúde, próximo à Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Possui 4 mil metros quadrados e conta com duas quadras poliesportivas, bicicletário, vestiários com sistema de aquecimento solar, iluminação, acessibilidade para deficientes, estacionamento e amplas áreas verdes para descanso. Foram investidos cerca de 1,2 milhões na obra.


O espaço atende antiga demanda dos alunos da FCM e destina-se ao estimulo à prática esportiva e integração da comunidade Unicamp, explicou o reitor Fernando Costa, durante inauguração. “O esporte é uma atividade fundamental e nós estamos dando prioridade para esta área na Universidade', disse.  “Agradeço a todos que permitiram que este projeto fosse feito num curto espaço de tempo e desejo que ele seja não somente um lugar de treinamento, mas de vivência de toda a comunidade”, completou o reitor.

 Além de atender à comunidade, o Centro de Vivência servirá de local para treinos da Atlética da FCM.  Também estimulará mudanças sociais importantes por meio do esporte, acrescentou Mário José Abdalla Saad, diretor da FCM. “É possível que nós façamos uma parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF) para desenvolvermos atividades esportivas com os alunos da Escola Sérgio Porto, que fica ao lado”, revelou.

A abertura do Centro foi marcada com um jogo inaugural, apresentação da bateria da Atlética da FCM e descerramento de placa. Participaram autoridades da Administração Central, docentes, funcionários, alunos e ex-alunos da FCM e de outras faculdades e institutos.

 Um segundo Centro de Vivência, próximo à Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (FEC), já está pronto e deve ser inaugurado em abril junto com um novo restaurante universitário. Juntos, os centros e o restaurante integram a criação do Polo Tecnológico da Unicamp. As informações foram dadas pelo pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva. “Nós vamos inaugurar em abril outro Centro próximo às engenharias. Ele será muito similar a este. Também teremos próximo ao local um novo Restaurante Universitário. Enfim, vamos terminar esta gestão com volume inédito de realizações na Unicamp, que vão trazer bem-estar para toda a comunidade”, ressaltou.

A construção dos Centros de Vivência foi gerenciada pela Coordenaria de Projetos e Obras (CPO); Núcleo de Gerenciamento de Projetos (NGPO) e Prefeitura do Campus, órgãos da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). O Centro de Vivência da área da saúde está localizado na avenida Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira.

Agradecimento dos alunos e ex-alunos
 Durante a inauguração, a médica residente Carolina Luiza Matias de Jesus fez um agradecimento emocionado pela construção do espaço. Ela falou em nome dos alunos e ex-alunos da FCM. “É até um pouco difícil de falar, porque tenho que traduzir em alguns minutos o que todos estão sentindo. Eu tento falar da emoção e do orgulho que este dia representa para nossas vidas. Estou na Unicamp há 14 anos e digo que este sonho que está acontecendo hoje teve a colaboração de muitos dos que estão aqui. Cada um colocou um tijolinho neste sonho. E eu espero que este seja um espaço para nosso convívio, para gente exercer este convívio maravilhoso. E que possamos crescer no esporte”, retribuiu.

O docente Joao Luiz de Carvalho Pinto e Silva, da 2ª turma de medicina, participou de jogo inaugural.