Vencedores festejam Prêmio Paepe
31/08/2012 - 17:10
- Text:
- Images:Vídeos - RTV Unicamp
- Images Editor:
Funcionários técnicos e administrativos da Unicamp superlotaram a sala do Conselho Universitário na tarde de sexta-feira (31), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Paepe (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão). Esta é a segunda edição do prêmio criado pela Reitoria em 2011, reconhecendo o mérito dos servidores que se destacam com iniciativas e projetos bem-sucedidos em todas as unidades e órgãos, contribuindo assim para a melhoria de rotinas, processos de trabalho, meio ambiente, espaços físicos e demais atividades da Universidade.
A medida aprovada pela Câmara de Administração (CAD) prevê a concessão de 38 prêmios para os melhores projetos de cada unidade ou órgão administrativo, sendo que um deles ainda recebe o Grande Prêmio Paepe, com a adição do mesmo valor. Na Área da Saúde, particularmente, são premiados os dois melhores projetos das divisões médica, de enfermagem, administrativa e técnica e de serviços (num total de oito). A edição de 2012 teve 159 projetos inscritos. Os autores contemplados e os resumos dos seus trabalhos estão no site da DGRH.
O reitor Fernando Costa, presidindo a cerimônia, se disse recompensado com a implantação do Prêmio Paepe durante a sua gestão, por considerar que a iniciativa, embora sempre pensada e discutida por seguidas administrações, era de operacionalização muito difícil devido ao universo amplo e diversificado da Universidade. “Pelos projetos apresentados, vimos que temos funcionários motivados e qualificados em todas as áreas, que fazem da Unicamp o que ela é. A viabilização do prêmio demandou um trabalho enorme e uma discussão em todos os setores até a aprovação pelo Consu. É um pequeno reconhecimento, que vamos aprimorar, pois muitos outros não foram contemplados, embora estejam aqui representados.”
O Grande Prêmio de 2012 foi para Vivien Helena de Souza Ruiz, Magali Lopes da Silva e Myrian Cristina de Freitas Lorenzetti, pela categoria “administração e gestão”, no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Elas desenvolveram um projeto de sistematização do Programa de Estágio Docente (PED), que possibilita o aperfeiçoamento da formação do aluno de pós-graduação através de estágio em experiência docente e de apoio às atividades ministradas pelos professores. Em 2011, a Unicamp tinha mais de 11 mil pós-graduandos.
A concretização do PED implica no gerenciamento de cotas de bolsa, matrícula e registro do estágio no histórico escolar, pagamento de mensalidades, atribuição de notas e frequência, elaboração e análise de projetos e relatórios dos estágios, e emissão de certificado de participação. O projeto vencedor, desenvolvido junto ao Grupo Gepro (Gestão por Processos), possibilitou a sistematização mais clara e consistente dos procedimentos; a redução do número de alterações nos projetos de estágio ao longo do semestre; a compatibilização do calendário acadêmico com o do Programa; e a garantia do pagamento de bolsas e da certificação de maneira mais adequada, entre outras melhorias.
“Entrei na Unicamp em 2010 e me sinto muito gratificada, não só pelo prêmio, mas pela contribuição que este projeto trouxe ao programa PED, que é obrigatório para bolsistas da Capes”, disse Myrian Lorenzetti, uma das ganhadoras do Grande Prêmio. “É extremamente emocionante ver reconhecido um trabalho que está ajudando muito a professores, alunos e funcionários envolvidos no Programa de Estágio Docente.”
Para o professor José Ranali, chefe do Gabinete do Reitor, o Prêmio Paepe faz parte de um olhar mais amplo da Universidade na vida do funcionário. “Nos últimos anos, foi feito um enorme esforço para aumentar os benefícios dos servidores técnicos e administrativos, como do auxílio-alimentação, não só em relação ao valor, mas ampliando-o para toda a comunidade. Também foram criados dois auxílios importantes, de creche e para filhos com necessidades especiais, mostrando o cuidado da Unicamp para que os funcionários tenham o máximo de qualidade de vida.”
Fernando Ferreira Costa
João Frederico Azevedo Meyer
Suzerley Ribeiro
Myrian Cristina de Freitas Lorenzetti
Nielle Diniz Ribas
Comentários
FELIZ
ME SINTO MUITO FELIZ PELA AMIGA DE TRABALHO SER RECOMPENSSADA PELA DEDICAÇÃO A NOSSA UNIVERCIDADE,E ESFORÇO NO TRABALHO DIARIO ,MEUS PARABENS VIVIEN,ISSO AI VAMOS EM FRENTE ! ! !
Parabéns às vencedoras
Parabéns Vivien, Magali e Myrian. Vocês são merecedoras deste prêmio. Essa é mais uma demonstração (dentre centenas) de que as pessoas que lutam pela universidade também trabalham duro por ela.