Vencedores festejam Prêmio Paepe

A festa das vencedoras

O reitor Fernando Costa

Integrantes da mesa

Funcionários técnicos e administrativos da Unicamp superlotaram a sala do Conselho Universitário na tarde de sexta-feira (31), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Paepe (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão). Esta é a segunda edição do prêmio criado pela Reitoria em 2011, reconhecendo o mérito dos servidores que se destacam com iniciativas e projetos bem-sucedidos em todas as unidades e órgãos, contribuindo assim para a melhoria de rotinas, processos de trabalho, meio ambiente, espaços físicos e demais atividades da Universidade.

A medida aprovada pela Câmara de Administração (CAD) prevê a concessão de 38 prêmios para os melhores projetos de cada unidade ou órgão administrativo, sendo que um deles ainda recebe o Grande Prêmio Paepe, com a adição do mesmo valor. Na Área da Saúde, particularmente, são premiados os dois melhores projetos das divisões médica, de enfermagem, administrativa e técnica e de serviços (num total de oito). A edição de 2012 teve 159 projetos inscritos. Os autores contemplados e os resumos dos seus trabalhos estão no site da DGRH.

O reitor Fernando Costa, presidindo a cerimônia, se disse recompensado com a implantação do Prêmio Paepe durante a sua gestão, por considerar que a iniciativa, embora sempre pensada e discutida por seguidas administrações, era de operacionalização muito difícil devido ao universo amplo e diversificado da Universidade. “Pelos projetos apresentados, vimos que temos funcionários motivados e qualificados em todas as áreas, que fazem da Unicamp o que ela é. A viabilização do prêmio demandou um trabalho enorme e uma discussão em todos os setores até a aprovação pelo Consu. É um pequeno reconhecimento, que vamos aprimorar, pois muitos outros não foram contemplados, embora estejam aqui representados.”

O Grande Prêmio de 2012 foi para Vivien Helena de Souza Ruiz, Magali Lopes da Silva e Myrian Cristina de Freitas Lorenzetti, pela categoria “administração e gestão”, no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Elas desenvolveram um projeto de sistematização do Programa de Estágio Docente (PED), que possibilita o aperfeiçoamento da formação do aluno de pós-graduação através de estágio em experiência docente e de apoio às atividades ministradas pelos professores. Em 2011, a Unicamp tinha mais de 11 mil pós-graduandos.

A concretização do PED implica no gerenciamento de cotas de bolsa, matrícula e registro do estágio no histórico escolar, pagamento de mensalidades, atribuição de notas e frequência, elaboração e análise de projetos e relatórios dos estágios, e emissão de certificado de participação. O projeto vencedor, desenvolvido junto ao Grupo Gepro (Gestão por Processos), possibilitou a sistematização mais clara e consistente dos procedimentos; a redução do número de alterações nos projetos de estágio ao longo do semestre; a compatibilização do calendário acadêmico com o do Programa; e a garantia do pagamento de bolsas e da certificação de maneira mais adequada, entre outras melhorias.

“Entrei na Unicamp em 2010 e me sinto muito gratificada, não só pelo prêmio, mas pela contribuição que este projeto trouxe ao programa PED, que é obrigatório para bolsistas da Capes”, disse Myrian Lorenzetti, uma das ganhadoras do Grande Prêmio. “É extremamente emocionante ver reconhecido um trabalho que está ajudando muito a professores, alunos e funcionários envolvidos no Programa de Estágio Docente.”

Para o professor José Ranali, chefe do Gabinete do Reitor, o Prêmio Paepe faz parte de um olhar mais amplo da Universidade na vida do funcionário. “Nos últimos anos, foi feito um enorme esforço para aumentar os benefícios dos servidores técnicos e administrativos, como do auxílio-alimentação, não só em relação ao valor, mas ampliando-o para toda a comunidade. Também foram criados dois auxílios importantes, de creche e para filhos com necessidades especiais, mostrando o cuidado da Unicamp para que os funcionários tenham o máximo de qualidade de vida.”

Fernando Ferreira Costa

João Frederico Azevedo Meyer