Assembleia da Cirurgia traz trabalhos
de conclusão de curso dos residentes

25/01/2013 - 13:47

/
Mesa que presidiu assembleia e plateia na FCM

Mesa que presidiu assembleia e plateia na FCM

Participantes da assembleia

Participantes da assembleia

Médicos-residentes de cirurgia geral e especialidades cirúrgicas apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso durante a 1ª Assembleia Científica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. As apresentações orais, seguidas de debates entre autores e docentes do Departamento, ocuparam o anfiteatro da FCM das 8 às 18 horas de sexta-feira. O evento foi organizado pelos professores Joaquim Murray Bustorff Silva, Ricardo Kalaf Mussi e Gustavo Pereira Fraga.

“A partir de 2012, o Ministério da Educação tornou obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso juntamente com o final da residência. Isto é uma novidade”, explicou Joaquim Bustorff, coordenador do Departamento de Cirurgia. “Resolvemos transformar esta atividade, que se limitaria a cumprir a norma, em uma atividade científica em que podemos reunir os residentes e quase todos os docentes da Cirurgia num mesmo dia. É uma oportunidade de congregação em torno de produção científica.”

Segundo Ricardo Kalaf Mussi, a residência médica hoje é definida como uma pós-graduação lato sensu, exigindo como tal um trabalho de complementação de curso, como ocorre em todos os demais. “E, para que esses trabalhos fossem adequadamente elaborados, apresentados e tivessem efetividade, achamos por bem organizar esta Assembleia Científica do nosso Departamento, evitando que eles ficassem na gaveta.”

Kalaf acrescenta que, nesse sentido, também foi colocada a obrigatoriedade de que os trabalhos de conclusão de curso sejam submetidos à publicação, possibilitando a sua divulgação para a comunidade acadêmica. “O Departamento entendeu que isso era uma necessidade e faz com que esses jovens médicos sirvam como força motriz para aumentar a produção científica na área.”