Embaixada da Etiópia busca
primeira parceria com Unicamp

04/02/2013 - 15:06

Delegação etíope conversa com Serpa

O responsável pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp Alberto Luiz Serpa recebeu nesta segunda-feira (4), na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), a visita do embaixador da Etiópia em Brasília, Wuletaw Hailemarian, e do ministro conselheiro Araya Kidane. Eles vieram ao campus de Campinas discutir projetos de cooperação envolvendo esta Universidade e para intermediar um primeiro contato da parte das Universidades da Etiópia, África.

Segundo Serpa, os visitantes pretendem expandir as suas relações com a Unicamp, pois a sua cooperação com universidades africanas ainda é muito pequena. À primeira vista, demonstraram-se empolgados com o fato da Universidade de Campinas ter uma vocação para a inovação e uma área tecnológica e de engenharias muito fortes. “Como a Unicamp é um destacado parceiro brasileiro, a ideia é ampliar esse contato”, revelou Serpa. A comitiva etíope volta em breve a Campinas para fazer uma reunião técnica com a Universidade, a fim de trazer áreas mais específicas para uma futura cooperação.

O Brasil e a Etiópia possuem muito em comum na agropecuária. Além disso, a Etiópia tem uma população de cerca de 90 milhões de pessoas. É o segundo país mais populoso da África e a 10ª economia do continente. Atualmente, é um dos países cujas economias mais crescem na região.