Professor emérito da Universidade
de Bristol faz palestras na Unicamp

19/02/2013 - 15:56

/
O professor Peter Barlow

O professor Peter Barlow

O professor Cristiano Gallep

O professor Cristiano Gallep

O professor emérito da Universidade de Bristol, Peter Barlow, ministrou na tarde desta terça-feira (19) uma palestra no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. O pesquisador, que tem inúmeros estudos nas áreas da Botânica e da Cronobiologia, abordou o tema “Problemas não resolvidos do câmbio vascular: de onde vêm todas as células?”. A presença do docente atraiu um bom público à sala de aula do IB, reservada especialmente para o evento.

Nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, Barlow fará uma nova conferência, desta vez no anfiteatro PA03 da Faculdade de Tecnologia (FT), em Limeira. O assunto a ser abordado por ele é “Crescimento e comportamento vegetal: influências da Lua e do Cosmos”. Um dia depois, o professor emérito da Universidade de Bristol participará da banca examinadora da dissertação e mestrado de Thiago Alexandre Moraes, que trata da “Correlação temporal da fotocontagem em germinação de trigo (Triticum aestivum) com o perfil gravimétrico local”.

Conforme o professor Cristiano de Mello Gallep, orientador da tese e responsável pela presença de Barlow na Unicamp, o pesquisador inglês já mantém cooperação com o seu grupo de pesquisa na área da Cronobiologia. “No trabalho feito pelo Thiago, nós identificamos um ritmo na germinação do trigo, que mantém correspondência com os movimentos das marés. Ao buscarmos mais referências na literatura, encontramos um livro do professore Barlow. Entramos em contato, e ele passou a nos ajudar”, explicou. O cientista inglês viajou ao Brasil com apoio do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex).