MC recebe o Trote da Cidadania e
prepara novas atividades para 2013

04/03/2013 - 12:30

/
Interação entre calouros, veteranos e crianças

Interação entre calouros, veteranos e crianças

Georgia Martins: conhecer o Museu

Georgia Martins: conhecer o Museu

NanoAventura

NanoAventura

Oficina Desafio

Oficina Desafio

Pátio TempoClima

Pátio TempoClima

Como parte do projeto de se tornar um espaço de integração da comunidade universitária, o Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp abriu suas portas na sexta-feira (1) para receber o encerramento do Trote da Cidadania 2013. A cada dia cerca de 130 calouros de diferentes cursos e unidades participaram das atividades do Trote, integrando os novos ingressantes da Unicamp e os veteranos participantes com a universidade e com a comunidade de Campinas. “A organização do Trote da Cidadania entrou em contato propondo uma atividade de parceria com o Museu, que seria uma interação entre as crianças de escolas da rede publica, os veteranos e calouros com a Unicamp”, afirma Georgia Martins, gestora do Setor Educativo do Museu Exploratório de Ciências.

O tema do último dia do Trote da Cidadania foi a Ciência, indo de encontro com os projetos desenvolvidos pela equipe do Museu. Os participantes interagiram com cerca de 240 crianças em situação de vulnerabilidade social do município de Campinas no espaço físico do Museu e nas atividades permanentes como a Oficina Desafio, NanoVentura, Praça EspaçoTempo e Pátio TempoClima, acompanhados por alunos monitores que já trabalham ao longo do ano na unidade.

“Fizemos o Trote da Cidadania para juntar os bixos e a comunidade local. Quando eles chegam na Unicamp tendem a ficar só aqui na universidade e no máximo no distrito de Barão Geraldo[onde está localizada a Unicamp]. As atividades com as crianças da cidade são formas que encontramos para diminuir esse isolamento e se fazer com que se interessem por atividades sociais”, afirma Pedro Henrique Pinheiro, estudante de matemática aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e membro da organização do trote, que também destaca a proposta do Museu como espaço de divulgação científica e de acesso ao aprendizado de ciência entre as crianças.

Os participantes do Trote da Cidadania e a coordenação do Museu avaliam que o evento abre a possibilidade de ampliar o próprio acesso da comunidade da Unicamp às atividades de extensão realizadas pela universidade. “O Trote é uma possibilidade dos estudantes calouros e veteranos conhecerem o Museu e nossas atividades realizadas, se tornando depois alunos monitores da nossa disciplina”, destaca a gestora Georgia Martins. “A abertura de nosso espaço para atividades da comunidade da Unicamp valoriza os espaços da universidade. É o momento de apresentar um dos principais projetos de extensão da universidade que muitos veteranos ainda não conhecem”.

Perspectivas para 2013
Para o ano de 2013 estão sendo desenvolvidos uma série de projetos no Museu Exploratório de Ciências. Uma das intenções é ampliar o acesso ao público interno e externo com novas exposições temporárias, preparar a abertura em definitiva em horário comercial para visitas espontâneas e realizar atividades artísticas de música, dança e teatro, se transformando num espaço de integração e lazer entre os estudantes, funcionários e docentes da Unicamp. A equipe do Museu também já está envolvida com os preparativos para participar da Semana Nacional dos Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), entre os dias 12 e 19 de maio de 2013 com uma série de atividades nas áreas de ciências, museologia e artes.