Delegações portuguesa e
americana visitam Unicamp

07/03/2013 - 16:08

/
Pissolato conversa com comitiva da Georgia

Pissolato conversa com comitiva da Georgia

Assinatura de acordo de cooperação

Assinatura de acordo de cooperação

Visita da UCP à Cori

Visita da UCP à Cori

A Unicamp recebeu nesta quinta-feira (7) de manhã as visitas das delegações da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e da Georgia State University. Com a ideia de estreitar laços de cooperação, os grupos foram recepcionados pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).

A UCP faz sua segunda visita à Universidade (a primeira foi há cerca de dez anos) e pretende renovar um acordo de cooperação envolvendo  principalmente intercâmbio de estudantes e de professores. Veio representada pelas professoras Cristina Vilela (coordenadora de Relações Públicas e Informação), Magda Ferro (coordenadora do Serviço de Relações Internacionais do Centro Regional do Porto) e Inês Romba (coordenadora do Gabinete de Marketing e Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas), que se reuniram com a professora Anne-Hélène Fostier, assessora da Cori, na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

A Universidade Católica Portuguesa foi criada em Braga em 1967. Tem centros regionais em Braga, Lisboa (com pólos em Lisboa e Sintra), Porto e nas Beiras (com pólos em Viseu e na Figueira da Foz). Em Lisboa, atua com as Faculdades de Ciências Humanas, Ciências Econômicas e Empresariais, Direito, Teologia e Engenharia, assim como inúmeros institutos, entre eles: Instituto de Estudos Europeus, Instituto de Educação, Instituto de Estudos Políticos, Instituto de Ciências da Saúde, Instituto Superior de Direito Canónico e Instituto de Estudos Orientais.

Georgia
A Georgia State University esteve na Unicamp pela última vez em 2012, quando veio conheceu sobretudo a área de Artes e manifestou especial interesse em conhecer as áreas de Ciências da Computação e de Linguística. Agora a comitiva, que se reuniu na sala de reuniões do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), fez tratativas com o professor José Pissolato Filho, coordenador adjunto da Cori, para ampliar as relações de parceria. As colaborações abrangem unidades como a FCM, IA, IFCH e IE.

A comitiva norte-americana enviou oito representantes no total: os professores Risa Palm, Jun Liu, Mary Beth Walker, Fenwick Huss, Michael Eiksen, William Long, Don Reitzes e David Bruce. Assinaram um convênio de cooperação geral, que também inclui intercâmbio de professores e alunos. A proposta é fechar em breve projetos específicos com cada uma dessas áreas, as quais foram visitadas neste dia.

A Georgia State University fica no centro de Atlanta, EUA. É a segunda maior universidade do Estado e uma das mais antigas, fundada em 1913. Possui 52 programas de graduação e de pós-graduação, com mais de 250 habilitações. São mais de 30 mil alunos ao todo, provenientes de 50 Estados e de 160 países.