Docentes e pesquisadores lançam
edição atualizada sobre biologia celular

07/03/2013 - 15:15

/
Reprodução da capa do livro

Reprodução da capa do livro

Os autores, Hernandes e Shirlei

Os autores, Hernandes e Shirlei

Verediana (centro) é premiada com exemplar

Verediana (centro) é premiada com exemplar

Com a contribuição de diversos pesquisadores da área de biologia celular do país, os professores Hernandes Faustino de Carvalho e Shirlei Maria Recco-Pimentel acabam de lançar a terceira edição do livro A Célula (editora Manole). Organizadores e autores, Hernandes Carvalho e Shirlei Recco-Pimentel atuam no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, da qual Shirlei é diretora. 

A primeira e segunda edição foram lançadas, respectivamente, em 2001 e 2007. “O nosso objetivo foi atualizar a obra já que a biologia celular é uma área do conhecimento cujos avanços são diários. O livro está mais completo, com nove capítulos a mais. A intenção é atender os cursos de graduação do país, principalmente, das áreas biológicas e saúde. Mas a obra é adequada também para qualquer curso que tenha a biologia celular em seu conteúdo”, aponta a autora Shirlei Recco-Pimentel.

Ainda de acordo ela, a estrutura do livro é fruto da experiência do ensino e da pesquisa na área de biologia celular na Unicamp. Apesar disso, complementa o colega Hernandes de Carvalho, “a obra foi pensada no sentido de atender todo o ensino de biologia celular na graduação do país”. 

Os organizadores participaram do lançamento da obra nesta quinta-feira (7) no auditório da Biblioteca do IB, junto com pesquisadores, alunos e docentes. Na ocasião, a aluna Verediana de Abreu, do curso de ciências biológicas da Unicamp, foi premiada com um exemplar do livro. Verediana foi a estudante da biologia que mais retirou obras na biblioteca em 2012. “Foram 314 livros durante o ano”, calculou a docente Laurecir Gomes, coordenadora do setor.  

Obra
Nesta terceira edição de “A Célula” foram introduzidos capítulos sobre PH (potencial hidrogeniônico) e solução tampão; enzimas; bioeletrogênese; replicação do DNA; genes, transcrição e processamento; regulação da transcrição; danos e reparos no DNA e migração celular. O livro conta com 35 capítulos distribuídos em 590 páginas. São 505 figuras, além de tabelas e quadros.

Comentários

Parabéns Tia Ve! Vc merece, vc é exemplo...

Meu comentário será publicado? Nossa! Então, quem sabe este não será melhor: Parabéns Verediana de Abreu, mineirinha exemplar, exemplo de esforço e perseverança. Este é o início do reconhecimento pelos seus professores. Somos orgulhosos em lembrar de sua vida estudantil, desde o que era sonho e agora na conquista desta graduação que tanto almejou realizar na conceituada UNICAMP. Vc sempre soube o que queria fazer e nunca desistiu...Suas vitórias iniciaram com tantos vestibulares federais aprovados...merecimento por cada exercício que fizestes para conseguir a sua aprovação. Agora você está aí...onde queria...na UNICAMP, vc já parou pra pensar nisso ou suas atividades não lhe propiciaram este tempo? Pare e pense...na UNICAMP! Agora premiada com um livro de autoria de professores da UNICAMP! Quantos alunos que sempre tiveram educação de primeira linha não conseguiram o que vc consegue, sempre pautando pelo comprometimento e honestidade em suas conquistas. Isto chama-se esforço=garra=vontade. Este livro que lhe fora ofertado é o primeiro dos muitos prêmios que conquistará. Sabemos que seus sonhos não param, assim, que bom ter a internet pra saber onde estarás e qual premiação receberás. Este é o início de sua caminhada. Aguardamos ser premiada com um livro seu...já pensou nisso...parabéns..."transformando sonhos em realidade" (este é o seu lema). Wagner, Lúcia, Gustavo e Wagner Filho.