Ciência & Arte nas Férias, PIC Jr. e ProFIS
revelam novos talentos para a Unicamp

12/03/2013 - 14:40

/
Letícia Rizzi

Letícia Rizzi

Jéssica Rodrigues de Andrade

Jéssica Rodrigues de Andrade

Sara Daniela Gouveia

Sara Daniela Gouveia

Programas como o Ciência & Arte nas Férias, que acontece anualmente nas férias de verão, e como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC-Jr.), que ocorre ao longo do período de seis meses, têm atraído a atenção de jovens de Campinas que desejam conhecer a Unicamp e sonham com a chance de estudar aqui no ensino superior. Essas iniciativas têm abrido as portas da instituição para projetos mais audaciosos ainda, como o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que elege alunos de todas as escolas da cidade, selecionados com base nas notas do Enem, para cursarem uma das melhores universidades do mundo, isso após o período preparatório de dois anos para adquirir conhecimentos gerais. Esse programa permite que os jovens adentrem a Universidade sem a necessidade de prestar o vestibular.

A experiência de Letícia Rizzi, 17 anos, foi assim. Ela soube, na Escola Hildebrando Siqueira, no Jardim Eulina, que o PIC Jr. possibilitava que ela tivesse um primeiro contato com o ensino e a pesquisa da Unicamp, instituição que conhecia apenas de longe. Manifestou interesse de participar do programa e conseguiu um estágio de férias na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Foi trabalhar no Cepre "Gabriel Porto" que, além do ensino e da pesquisa, incentiva a assistência na área das deficiências sensoriais. "Foi um ótimo aprendizado", festeja ela. "Foi deste modo que me apaixonei pela Unicamp", contou.

As atividades encaradas na unidade e os encontros semanais com a grande turma PIC Jr. a colocaram no front da investigação da Universidade, acredita a estudante. Aprendeu mais responsabilidade, notou que o que cada um faz pode afetar as ações de outras pessoas e que o trabalho sempre deve primar pela qualidade. Conseguiu ingressar no ProFIS mediante informações obtidas no PIC Jr. "Estou no ProFIS há duas semanas, mas já deu para ver que estou aprendendo muito", afirmou. Sua ideia é estudar Física Médica. Sabe que a Física ensinada aqui é bem diferente da que aprendeu no ensino médio. "Não vou poupar esforços e vou aproveitar essas oportunidades que estou tendo, procurando retribuir o que venho recebendo", testemunhou.

Como Letícia, Jéssica Rodrigues de Andrade, 17 anos, conheceu a Unicamp por meio do Ciência & Arte. Começou esse programa em janeiro de 2012. "Aprendi fazer análise de bactérias e avaliar a presença de fungos nos meios de cultura", revelou. Orientada pelo professor Arício Xavier, soube do PIC Jr. e do ProFIS e foi adiante. No PIC Jr. deu mais um passo e aprendeu algo mais sobre a pesquisa desenvolvida na Universidade.

Agora há duas semanas cursando o ProFIS, ela será a primeira pessoa de sua família nuclear a fazer graduação. Pretende cursar Biologia. Está estudando bastante e fazendo um grande investimento nas leituras. Além dos livros recomendados, passou a assinar uma revista na área de Astronomia. "O ProFIS está com as portas encancaradas e vejo que, se tivesse ingressado na graduação imediatamente, seria difícil ter domínio de alguns conteúdos que comecei a me inteirar", pontuou. Quando estava no ensino médio, participou do projeto EPTV na Escola, outra boa oportunidade de conhecimento. Contudo, tal experiência não a dissuadiu da vontade de estudar Biologia. E garante que não vai medir esforços para isso.

Outra grata experiência foi de Sara Daniela Gouveia, 18 anos. A aluna entrou na Unicamp pela primeira vez por meio do programa Ciência & Arte nas Férias. Moradora do Jardim Independência, ela estudava na Escola Barão Geraldo de Rezende, no distrito de Barão Geraldo. Em seu histórico escolar, a nota mais baixa era 8. Soube do programa através de um professor e já tinha ouvido muitos comentários positivos sobre a Unicamp. No Ciência & Arte, ficou ciente do Profis e, pouco depois, estava ingressando nessa iniciativa, o que deve facilitar os seus planos. O pai é desenhista-projetista. O tema não lhe é alheio. Deve seguir seu caminho na Engenharia Civil.

ProFIS
O ProFIS, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), é um curso piloto de ensino superior voltado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas. A seleção para as 120 vagas não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do Enem. Para cada uma dessas escolas, é garantida uma vaga. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o programa, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, recebem do Profis um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.

PIC Jr.
O programa de Iniciação Científica Júnior, da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), procura propiciar oportunidades e integrar estudantes de ensino médio de escolas públicas em atividades de pesquisa sob a orientação de professores ou pesquisadores com vínculo empregatício com a Unicamp e com apoio do CNPq, visando despertar jovens talentos para as áreas de pesquisa científica, envolvendo o aluno com os desafios atuais da ciência e com a metodologia do trabalho científico.

Ciência & Arte
O programa Ciência & Arte nas Férias, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), traz ao campus estudantes de escolas públicas de ensino médio da região de Campinas para um estágio em seus laboratórios. Todas as grandes áreas do conhecimento estão envolvidas: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. Neste estágio, os estudantes se envolvem com os desafios atuais da ciência e da arte, com a metodologia do trabalho científico e da criação artística e com o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa.