Pesquisadores
do IFGW
ganham capa
da Physical
Review Letters
19/03/2013 - 15:07
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Um trabalho liderado por pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) mereceu capa da Physical Review Letters, uma das mais prestigiosas revistas de física do mundo, na edição de 8 de março. Os resultados fazem parte da tese de doutorado de Leonardo Dantas Machado, primeiro autor do artigo, que foi orientado pelo professor Douglas Soares Galvão, do Laboratório de Sólidos Orgânicos e Novos Materiais, do Departamento de Física Aplicada. O artigo é intitulado “Dynamics of the Formation of Carbon Nanotube Serpentines”.
“Os nanotubos foram descobertos há décadas, mas ainda não conseguimos controlar sua síntese de maneira que tenham o mesmo diâmetro, o mesmo comprimento e as mesmas propriedades elétricas. E isso é um problema se quisermos usá-los em nanoeletrônica”, explica o professor Douglas Galvão. “Uma alternativa é fazer um único nanotubo, extremamente longo. Vem daí a ideia da serpentina, que pode ser transferida facilmente de um substrato para outro e possibilita toda a eletrônica diante da certeza de que, sendo um nanotubo único, manterá as mesmas propriedades em todo o seu comprimento.”
Segundo o docente da Unicamp, esse nanotubo único foi obtido experimentalmente faz alguns anos, mas não se sabia como ele se forma. “A nossa simulação permitiu reproduzir o processo de formação. É uma simulação envolvendo vários milhões de átomos e conseguimos ver a estrutura de forma consistente, tal como os pesquisadores experimentais. Uma aplicação imediata dessas serpentinas está na produção de nanocircuitos com mais precisão e um comportamento mais próximo do esperado.”
Além de Leonardo Machado e seu orientador, assinam o artigo Sérgio Legoas, ex-aluno de pós-doutorado do IFGW, e os experimentais Jaqueline Soares e Ado Jorio, do Brasil, e Nitzan Shadmi e Ernesto Joselevich, de Israel. “Quem produziu a primeira serpentina experimentalmente foi esse grupo israelense. De um encontro meio casual numa conferência, trocamos um pingue-pongue por e-mail e iniciamos a colaboração para tentar essa simulação”, recorda o professor.
Em dezembro do ano passado, a Physical Review Letters reservou a capa para outro trabalho com participação de um docente do IFGW, Gustavo Wiederhecker, do Laboratório de Pesquisa de Dispositivos. Os coautores deste artigo – “Synchronization of Micromechanical Oscillators Using Light” – são Mian Zhang, Sasikanth Manipatruni, Arthur Barnard, Paul McEuen e Michal Lipson. “Não se faz a capa desta revista muitas vezes, é sempre um destaque especial. Os últimos seis meses têm sido bastante produtivos para o nosso grupo, que publicou também na Science e ganhou uma página inteira de O Estado de São Paulo”, finaliza Douglas Galvão.
Comentários
Parabens ao prof Douglas e
Parabéns ao prof Douglas e seu aluno.Que orgulho tê-lo como colega!!