Seminário marca início de parceria
entre Instituto de Economia e Leeds
19/03/2013 - 15:39
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O Seminário Macroeconomics and Policy Intervention deve marcar de hoje em diante a cooperação entre a Universidade de Leeds e a Unicamp. A apresentação do professor da área de economia da universidade inglesa Giuseppe Fontana, no auditório do Instituto de Economia, na manhã desta terça-feira, reuniu alunos, professores e pesquisadores, público-alvo do encontro. O evento, de acordo com o professor Maurício Serra, é parte da estratégia da parceria que está sendo construída agora. A cooperação envolve futuros intercâmbios entre alunos e pesquisadores das duas instituições, bem como projetos de pesquisa. “O objetivo é fazer com que as pessoas se conheçam”, enfatiza Serra. Na delegação, estiveram presentes também profissionais da área administrativa da Universidade de Leeds. Segundo Serra, apesar de se conhecerem em congressos e redes, a formalização contribuirá para fortalecer os pontos de contato. O seminário será replicado, em breve, na instituição inglesa.
De acordo com o diretor do Instituto de Economia e um dos organizadores do evento, o evento vai ao encontro da proposta da Unicamp de ampliar a internacionalização. “Quando falamos nisso, pensamos em uma avenida de mão dupla. Enviamos alunos, mas também temos de receber. E para nossa satisfação a Universidade de Leeds tem interesse em enviar alunos e pesquisadores de lá para o Brasil”.
Para a universidade é muito importante somar esforços em uma área forte da Universidade de Leeds que é a área financeira. Diante da atual crise financeira, as principais universidades do mundo estão procurando diagnóstico, principalmente na área de ecologia, que é o conteúdo dessa apresentação de abertura.
Para o professor da Universidade de Leeds, é importante ter campo de pesquisa e intercâmbio acadêmico mundial diante dos desafios da economia e sociedade são mundiais. Alunos e professores de lá querem ter oportunidades de saber de todas as ideias do ouro lado do mundo. Principalmente países que têm espaço especial no desenvolvimento do mundo no futuro. Brasil tem tradição de desenvolvimento de políticas independentes e fortes. “A América Latina esta à frente do debate sobre políticas alternativas.” Para ele, os pesquisadores e estudantes brasileiros precisam se envolver mais em questões sobre o futuro do capitalismo e sistema mundial financeiro.
Barbados
Nesta terça-feira, a Unicamp recebeu também a visita de uma delegação da Universidade de Barbados, coordenada pelo diretor do Instituto Interamericano para Cooperação em Agricultura (IICA). A universidade demonstrou interesse em parceria na área de segurança alimentar.
Outra instituição interessa da em parcerias a visitar o campus de Barão Geraldo foi a Universidade de Limmerick, representada pelas professoras Emmeline Searson e Aisling Lennon.