Unicamp consolida parceria com a
Universidade de Tecnologia Eindhoven

10/04/2013 - 08:50

/
Arno Peels e Fernando Costa

Arno Peels e Fernando Costa

Comitiva discute novas proposta para colaboração

Comitiva discute novas proposta para colaboração

Parceria é prioridade para os reitores

Parceria é prioridade para os reitores

Aproximação entre as instituições de pesquisa

Aproximação entre as instituições de pesquisa

Em sua terceira visita à Unicamp, o reitor da Universidade de Tecnologia Eindhoven, Arno Peels, destaca a importância da consolidação da colaboração com a universidade brasileira. A delegação da universidade holandesa foi recebida na terça-feira (9), pelo reitor Fernando Costa e pelo diretor e diretor-ajunto da Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), Alberto Luiz Serpa e José Pissolato Filho, no salão nobre do gabinete do reitor.

Peels ressaltou que desde a primeira visita houve muito progresso na relação entre as duas instituições, “além dos avanços específicos nos domínios das físicas, químicas e engenharias, com intercambio de professores, com intuito de descobrir áreas com potencial de cooperação.”

Compuseram a comitiva, além do reitor, Karen Ali, diretora de assuntos internacionais; Emiel Hensen, do Departamento de Engenharia Química e Química; Paul Koenraad, do Departmento de Física Aplicada, e Ton Backx, do Departamento de Engenharia Elétrica. Foram discutidas durante a reunião diversas possibilidade de cooperação, como um doutorado sanduiche piloto na área de engenharia elétrica. 

Na segunda-feira (8) a comitiva se dividiu para visitar os institutos e faculdades específicos de suas áreas: o Instituto de Física “Gleb Wataghin”, o Instituto de Química e Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação.

A parceria entre as duas Universidades teve início com interesse específico no Programa Ciência Sem Fornteiras (CsF). Conforme expressou o reitor Fernando Costa, a Unicamp tem preocupação para quais universidade vão seus estudantes quando participam do CsF. Por isso, torna-se primordial a construção de parcerias com universidades com altos níveis de desenvolvimento científico. “Nós queremos direcionar nossos estudantes”, afirma Costa.

“A Universidade de Tecnologia de Eindhoven é uma das principais da Holanda”, observou Serpa. “Como estamos tendo editais do Ciências Sem Fronteiras para Holanda, é interessante que a Unicamp possa ter estudantes indo pra lá. A ideia é tentar talvez fazer um programa mais específico em que alunos da Unicamp sejam direcionados para essa Universidade”.

Fala direta com os estudantes
Na terça-feira (9), os estudantes interessados no Programa Ciência sem Fronteiras e em programas de pós-graduação tiveram oportunidade de ter um contato direto com a comitiva da Universidade de Tecnologia Eindhoven, em palestra organizada pela Cori, no Ciclo Básico I.