Universidade Dalhousie do Canadá
interessada em estudantes brasileiros

18/04/2013 - 17:00

Phillip T. Cox, Renato Pedrosa, José Pissolato Filho

Na manhã dessa quarta-feira (18), a Unicamp recebeu a visita do professor Phillip T. Cox, representante da Universidade Dalhousie do Canadá. Phillip Cox foi recebido por José Pissolato Filho (diretor-associado da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais - Cori) e Renato Pedrosa (coordenador do Centro de Estudos - CEAv). A reunião, para discutir os assuntos da visita, aconteceu na sala de reuniões da Reitoria.

A visita teve como objetivo ampliar ainda mais as possibilidades de intercâmbio de pessoal e pesquisa já existentes entre as universidades. A Dalhousie está muito interessada em explorar o uso do Programa Ciência sem Fronteiras para cursos de graduação (atualmente contam com 16 alunos brasileiros de Ciência da Computação) e dar apoio aos programas Caldo/CNPq/Capes, para mestrado e doutorado.

Nesse primeiro momento, a universidade canadense parece estar mais interessada na área de Ciência da Computação mas, durante a reunião, o professor Cox demonstrou interesse em discutir a possibilidade de acordos mais abrangentes. Atualmente, a Dalhousie e a Unicamp possuem um acordo acadêmico com foco nas áreas em Biologia, Química e Ciências Médicas.

A Universidade Dalhousie é uma instituição pública de ensino superior composta por três campi em Halifax, na província de Nova Escócia, no Canadá. É uma das universidades mais antigas do país, fundada em 1818, durante a ocupação britânica. A Dalhousie conta com mais de 18 mil estudantes, é dividida em 12 faculdades e oferece mais de 190 cursos de graduação e aprimoramento.