ProFIS da Unicamp recebe

Equipe da Unicamp

Zilda Vera Suelotto Murányi Kiss

Marcelo Knobel

A Unicamp recebeu na noite desta terça-feira (23) o Prêmio Péter Murányi, na categoria Educação, como reconhecimento ao seu Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). A solenidade de entrega da distinção ocorreu no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. A Universidade esteve representada no evento pelo pró-reitor de Graduação e um dos formuladores do ProFIS, professor Marcelo Knobel, e por outros sete docentes e pesquisadores que colaboraram para a implantação do programa. A premiação consistiu na oferta de troféu, diplomas e um cheque de R$ 200 mil. O Prêmio Péter Murányi, gerido pela fundação de mesmo nome, é concedido anualmente. O objetivo é distinguir, em sistema de rodízio, iniciativas inovadoras nas áreas de educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico & tecnológico.

A edição de 2012 do Prêmio Péter Murányi, a 12ª da história, contou com a inscrição de 85 projetos elaborados por 72 instituições de pesquisa, sendo 64 do Brasil e oito de outros países da América Latina. Os concorrentes foram analisados inicialmente por uma Comissão Técnica e Científica e, posteriormente, por um júri composto por 24 integrantes. “O projeto da Unicamp torna real o acesso à Universidade por parte de estudantes das escolas públicas, sem alterar a qualidade do seu ensino. Como a instituição vai buscar os melhores alunos nessas escolas, o mérito também fica garantindo. Penso que esse é um modelo muito inteligente de inclusão”, considerou a presidente da Fundação Péter Murányi, Zilda Vera Suelotto Murányi Kiss.

O vice-presidente da Fundação, Péter Murányi Júnior, destacou a importância do prêmio como reconhecimento ao trabalho de professores e pesquisadores, cuja dedicação contribui para ampliar o bem-estar social das populações em desenvolvimento.  “Num país que conta com reality show que paga R$ 1,5 milhão para as pessoas se exporem publicamente, este prêmio é um indicativo de que devemos repensar nossas prioridades”, disse. A edição de 2013 da premiação contemplará um projeto na área da saúde.

Marcelo Knobel, que falou em nome da Unicamp e da equipe que idealizou e implantou o ProFIS, agradeceu a distinção e a compartilhou com outras pessoas que trabalharam para o sucesso do programa, mas que não estavam presentes à solenidade. “O ProFIS é resultado de um esforço coletivo mais amplo. Mais de 300 pessoas se dedicaram a essa iniciativa. Os que estão aqui, esta noite, são os que atuaram mais diretamente na formulação do projeto”, assinalou. Knobel também agradeceu o ex-reitor Fernando Ferreira Costa, que, assim que assumiu a Reitoria, manifestou a intenção de criar um programa de inclusão voltado aos estudantes de escolas públicas. “Além de idealizador, o professor Fernando Costa foi um apoiador sistemático do ProFIS”, acrescentou.

O pró-reitor de Graduação destacou, ainda, que o programa tem apresentado resultados além dos projetados pela Unicamp. “O desempenho dos integrantes do ProFIS tem sido excelente. Além disso, a participação deles no projeto tem representado uma mudança importante nas suas vidas e nas vidas de suas famílias. A maioria desses jovens representa a primeira geração dessas famílias a ingressar em um curso superior”, lembrou. Além de Knobel, também estiveram representando a Universidade na cerimônia de entrega do Prêmio Péter Murányi os seguintes docentes e pesquisadores: Ana Maria Carneiro da Silva, Cibebe Yahn de Andrade, Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto, Lício Augusto Velloso, Maria Gabriela Caffarena Celani e Renato Luna Pedrosa.

Sobre o ProFIS
O ProFIS, é um programa de formação geral voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. A seleção para as 120 vagas do curso não é feita por meio do vestibular, mas sim com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É garantida uma vaga para cada estabelecimento de ensino do município. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso.

O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Assim que conclui o ProFIS, o aluno pode ingressar, também sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. A escolha da carreira se dá conforme o desempenho e a disponibilidade de vaga.  Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.