Mutirão de combate à dengue acontece
neste sábado, na Cidade Universitária

25/04/2013 - 14:23

“Unicamp e Barão unidos contra a dengue” é o mote da campanha de combate ao mosquito transmissor da doença, que acontece neste sábado (27). O trabalho será conduzido por meio de um mutirão formado por cerca de 100 pessoas, sendo dez funcionários do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e cinco voluntários (alunos e cipeiros), na parte 1 da Cidade Universitária. A ação ocorre pela manhã, das 8 às 12 horas. A Unicamp, através do Grupo de Trabalho de Combate à Dengue da Universidade, realiza esta campanha há mais de dez anos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

A dengue representa um problema de saúde pública e nesses meses iniciais do ano já foram registrados perto de 260 casos suspeitos da doença no Distrito de Barão Geraldo, 55 casos devidamente confirmados por exames e um caso de dengue hemorrágica. Em 2012, foram dez casos. "Logo, a situação da dengue está ficando acentuada no distrito e requer ações de vigilância na região e na cidade como um todo", enfatiza Átila Vendite, médico-residente da Unicamp que atua na área de Saúde Coletiva e que no momento está trabalhando no Centro de Saúde de Barão Geraldo.

Ele relata que o mutirão não conseguiu em outras campanhas atingir 60% de entradas nas residências da parte 1, sobretudo por conta dos moradores, que em geral são estudantes e que viajam com frequência nos finais de semana. "Por isso esperamos mais adesões, já que não existe vacina específica para a dengue. As ações preventivas são praticamente a nossa única arma", salienta o médico.

A ideia da campanha, informa a enfermeira Rose Grion, responsável pelo Grupo de Trabalho de Dengue na Unicamp, é eliminar os criadouros, informar os moradores sobre a situação da dengue no bairro e estimulá-los a remover esses criadouros no mesmo dia. "É fundamental que a comunidade facilite o acesso do agente de saúde em seus domicílios e que haja mais voluntários ainda", diz.

Na Unicamp, 26 armadilhas são mantidas em diferentes pontos do campus, além de outras três distribuídas na Moradia Estudantil. Funcionários do Cecom fazem a coleta das larvas do mosquito semanalmente.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado, que reproduz em água parada. O cumprimento rigoroso de medidas de prevenção, principalmente aquelas voltadas à eliminação de criadouros do mosquito, torna-se mais do que nunca necessário nos locais de trabalho e nos domicílios, pois o período de estiagem é estratégico para a implementação dessas medidas, uma vez que os ovos do mosquito “aguardam” as chuvas para eclodirem. Os interessados em participar de maneira ativa do mutirão têm até sexta-feira (26) para se candidatar. Informações pelo telefone (19) 3521-9001.