Projeto Janelas
Abertas busca
humanização
no Hospital
de Clínicas

15/05/2013 - 09:58

/
Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis no HC

Painéis na Sala da Família (HC/Unicamp)

Painéis na Sala da Família (HC/Unicamp)

Painéis na Sala da Família (HC/Unicamp)

Painéis na Sala da Família (HC/Unicamp)

Quem não entra em um hospital com frequência dificilmente lembra da angústia de aguardar notícia de algum ente querido que vive momentos de dor ou mesmo de esperança. Nesse ambiente, nasce uma criança e morre um adulto. Nesse mesmo ambiente circulam pessoas e profissionais da saúde. Também nesse ambiente de repente abrem-se oportunidades para mudança de perspectiva. É o caso da arte penetrando as portas do hospital. Ou as janelas. Por que não?

Um projeto visual chamado Janelas Abertas, orientado pelo professor Geraldo Porto, do Instituto de Artes (IA), acaba de chegar ao HC da Unicamp. A arte é assinada pelos seus alunos Gisele Nechio e Murilo Pozzi, do quarto ano de Artes Visuais. São paineis que retratam paisagens. Estão localizados na Sala da Família, espaço pensado para familiares aguardarem informações sobre os pacientes internados, operados e em procedimentos.

A Sala da Família foi criada no ano passado e fica no segundo andar do HC, ao lado do Centro Cirúrgico (CC). Lá os alunos conceberam quatro paineis imensos. A intenção é propiciar um lugar mais acolhedor, que vai inclusive na direção do Projeto de Humanização do hospital, ao qual o HC se dedica há anos. Eles foram procurados para desenvolver uma arte para alegrar o ambiente às vezes desolador. As Janelas Abertas, segundo Gisele, representam as novas possibilidades, e as paisagens aludem-se à natureza, fórmula que é sempre bem-recebida.

Esse projeto foi estendido e já não está mais somente na Sala da Família. Foi para as dependências também do Centro Cirúrgico, onde está na Emergência, na sala de repouso dos profissionais e até no corredor. "Os paineis tiveram uma boa recepção pelo público. Vimos que é importante não só fazer arte pela arte. É preciso atingir as pessoas e atender aos objetivos de quem solicitou o trabalho", conta a aluna. De acordo com ela, foram mostradas 30 imagens para os funcionários do CC, que selecionaram dez. "Foi um trabalho conjunto. Montamos alguns exemplos. As imagens foram escolhidas. Pensamos no material. O espaço é medido e fotografado vazio. O próximo passo é executar a obra."

O pessoal do projeto agora acaba de ser procurado por funcionários da área de Pediatria da Unidade de Emergência Referenciada. Eles  encomendaram adesivos, por facilitar a sua manutenção. Era preciso que o painel fosse lavável e à prova de produtos de limpeza, por isso pensou-se em paisagens sem molduras e com películas protetoras. "Parece que o nosso trabalho teve um efeito cascata. Cada hora mais pessoas se interessam", afirma Gisele. Por falar nisso, já existe uma outra demanda: da UTI-Adulto, que avalia o tipo de arte apropriada para o local. "A humanização é fundamental para eliminar a gravidade que o nome hospital encerra", constata.

Comentários

Esses painéis foram de uma criatividade imensa,parabéns. Gostaria do contato desses profissionais, pois estamos com um projeto de revitalização de nossa brinquedoteca no ambulatório de pediatria do HC e eles poderiam nos ajudar.

Att

Enfermeira Cristina
Amb. de Pediatria
R: 17646

Email: 
crisneveshc@gmail.com

Parabens a toda equipe e em especial a Gisele Nechio !

Parabéns pelo projeto Janelas Abertas, e pela iniciativa. Isso tem grande valor dentro de um hospital.
Temos implementado no setor de Tomografia a parte lúdica com crianças que irão realizar exames com anestesia. Temos tido sucesso no resultado; pois muitas realizam exames sem anestesia.
Gostaria se possível de contatar esses profissionais para melhorar e implementar a humanização. Grata

Maria Ercília

Excelente Projeto, como funcionário e como paciente do HC, percebo como é importante esse projeto os painéis ajudam a humanizar os ambientes dentro do hospital quebrando uma paisagem monótona comum em ambientes hospitalares, isso ajuda psicológicamente aqueles que tem que passar por tratamento ou trabalhar nesse complexo!

Parabéns pela iniciativa do Grupo de Trabalho do CC e dos alunos que fizeram um ótimo trabalho com muita sensibilidade.

Olá, o contato do Janelas Abertas é:
ginechio@gmail.com
palhadocedesign@gmail.com
(19)91602735
Agradecemos os elogios.

Quero parabenizar pela iniciativa e pela criatividade desse projeto. Eu sou psicóloga e trabalho no Hospital e Maternidade Bartira na região de Santo André, as pessoas, (pacientes e familiares) se sentem mais acolhidos e gera uma sensação agradável no cérebro. Para os colaboradores também há um grande beneficio. Adorei a ideia. mais uma vez Parabéns.

Email: 
vainesf@hotmail.com