Unicamp figura entre as três
melhores da América Latina
28/05/2013 - 12:33
- Text:Da redação
A Unicamp figura entre as três melhores universidades da América Latina conforme levantamento divulgado na última sexta-feira (24) pela QS (Quacquarelli Symonds), que também produz o ranking TopUniversities. A QS é uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. É o terceiro ano consecutivo que a Universidade é listada em terceiro lugar no ranking.
A Universidade de São Paulo (USP) aparece na primeira colocação, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. As outras instituições brasileiras que estão entre as dez melhores da América Latina são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em oitavo lugar, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que subiu do 13º para o 10º lugar. Entre os critérios adotados pelo ranking estão: reputação acadêmica; reputação com empregadores; média de artigos por professor; citações por artigo; docentes com pós-doutorado; e impacto na internet.
A pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, afirma que a Universidade recebeu o resultado do ranking QS com muita satisfação. Mais importante que a terceira colocação entre as melhores instituições latino-americanas, segundo ela, é o fato de a Unicamp ter obtido uma nota próxima dos 100 pontos, o que reafirma a excelência das suas atividades.
“Apesar de termos um número de docentes inferior ao das duas primeiras colocadas, a nossa produção científica é digna de nota. Nós temos uma pós-graduação extremamente fortalecida e que conta com grande número de estudantes em áreas estratégicas. Isso sem dúvida reflete positivamente na nossa pesquisa como um todo. Também nos indica que a Unicamp está madura para ampliar as suas ações, seja através do aumento do número de alunos da graduação e da pós, seja por meio da ampliação do seu quadro docente, em acordo com o que determina o seu planejamento estratégico”, analisa a pró-reitora.