Homenagem aos Beatles
lota Casa do Lago
21/06/2013 - 15:19
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Fila tem conotação ruim? Depende. Há filas que levam a momentos imperdíveis, como as apresentações do Coral da Unicamp Zíper na Boca quinta-feira e nesta sexta (21 de junho), com o musical Love is All You Need, em homenagem aos 50 anos de Beatles, na Casa do Lago. Mas quem perdeu essa fila, que se tornou tradição desde o primeiro musical do coro em 2005, não vai querer perder a reapresentação nesta quarta-feira (26), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 12h30. Depois dessa, não há outra “reprise” agendada, por enquanto.
Mesmo diante da lotação além das portas e das janelas da Casa do Lago, o público não abriu mão de acompanhar a performance dos cantores para obras como Yesterday, Blackbird, Because, Yellow Submarine, I want to hold your hand e Hey Jude. Aos poucos, as pessoas encontravam alguns milímetros de espaço para se “acomodar” e ainda sobrava um espacinho para dançar em algumas músicas. O apelo para ouvir Beatles, na opinião de Vivian Nogueira, maestrina do grupo, é facilmente atendido. Durante a performance, ela percebe que o repertório da banda é acompanhado por espectadores de diferentes gerações. “É emocionante ver que a banda é atemporal, tem seguidores em todas as gerações”, avalia.
Vivian ressaltou a grande quantidade de arranjos de músicas dos Beatles, o que exigiu uma tarefa árdua de seleção de peças com arranjos que oferecessem sonoridades diferentes. Muitos integrantes, segundo a maestrina, estrearam no grupo com este musical. Por ter mais alunos na composição do coro, o grupo perde alguns componentes (formandos) no fim do ano e ganha novos no início do ano seguinte, mas não perde a qualidade sonora e de repertório, certificada pelos aplausos do público.
A produção, desde a confecção de panfletos até a preparação cênica e vocal envolve integrantes do próprio coro. Além da direção geral e musical de Vivian, grupo tem direção cênica da atriz Beatriz Coimbra, aluna do Instituto de Artes. A preparação vocal está a cargo dos cantores Ruxelli Loia Bergamaschi e Jorge Trabanco Filho, formados também pelo Instituto de Artes. O figurino também tem as mãos de um profissional formado pelo IA, o artista plástico Samuel Fonseca.
A primeira vez que o Zíper realizou um concerto com formato de musical foi em 2005, com a peça Saltimbancos, adaptada no Brasil por Chico Buarque. Na sequência, tiveram montagem cênica os concertos Abba, Queen e Canta Brasil. Ao que parece, este formato é garantia de público, conforme avaliou Vivian na abertura da apresentação desta sexta-feira.
Comentários
Emocionante e divertido ao
Emocionante e divertido ao mesmo tempo! Ah esse ziper!! Como eu amooo...
MARA...vilhoso!!!
MARA...vilhoso!!!
Esplendoroso.
Um espetáculo esplendoroso!
Apresentação coral
Maravilhosa a apresentação! Amei! Parabéns pelo arranjo, figurino, repertórios, enfim, tudo! Todos estão de parabéns!