FCM oferece bolsas de pós-doc e busca
voluntários para pesquisa em câncer

16/08/2013 - 09:53

Estudos atuais vêm sugerindo que uma maior taxa de mutações e polimorfismos no câncer diferenciado de tireoide (CDT) tem se acumulado no decorrer dos últimos anos, podendo contribuir para o aumento da sua incidência. Polimorfismos de genes que afetam vias fisiológicas, tais como reparo do DNA e controle de ciclo celular podem influenciar no desenvolvimento da doença. 

Devido a isso, o Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, investiga o papel de polimorfismos de genes que agem no ciclo celular. A identificação de um perfil de risco pode ajudar a delinear estratégias de prevenção, diagnóstico, planejamento terapêutico e seguimento dos pacientes com CDT. 

Por isso, o Gemoca está recrutando homens e mulheres acima de 60 anos que não apresentem histórico de câncer de tireoide e/ou doença autoimune. Os interessados devem entrar em contato com Mariana ou Natássia, do Laboratório de Genética Molecular do Câncer pelo telefone (19) 3521-8954. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Bolsas de pós-doutorado
Os Laboratórios de Genética Molecular (LGM) e de Zebrafish (LabZeb) do Departamento de Genética Médica da Unicamp estão selecionando um bolsista de pós-doutorado para desenvolver projeto de pesquisa no âmbito do Programa CEPID “Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia” (BRAINN), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os recursos estão disponíveis para um período de até 24 meses. 

O estudo terá como foco a investigação genética de epilepsias utilizando como modelo animal o peixe zebrafish. O candidato deverá atender aos seguintes requisitos: 
- título de doutor, com formação na área de ciências biológicas ou médicas;
- experiência em pesquisa na área de neurogenética, com domínio de técnicas de biologia molecular;
- habilidade em cuidado e manejo de zebrafish;
- experiência com técnicas de microinjeção de morfolino em embriões de zebrafish e de hibridização in situ do tipo whole-mount ;
- fluência para comunicação oral e escrita em inglês.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos para o email icendes@unicamp.br:
- carta de interesse;
- sumula curricular atualizada;
- uma carta de recomendação.

O LGM também seleciona um bolsista de pós-doutorado para desenvolver  estudos de genética molecular nas epilepsias e acidente vascular cerebral, utilizando diversas técnicas de genotipagem e next generation sequencing e modelos de genética estatística. 

O candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
- título de doutor e formação na área de ciências biológicas ou médicas;
- experiência em pesquisa na área de neurogenética, com domínio de técnicas de biologia molecular;
- experiência em técnicas de genotipagem utilizando PCR em tempo real e OpenArrayTM System;
- experiência em genética estatística, incluindo estudos de associação utilizando análise de regressão logística simples e multivariada; análise de regressão stepwise; Multifactor Dimensionality Reduction; análise de estratificação da população; utilização do programa R;
- experiência em bioinformática, incluindo programação em Perl; SQL e desenvolvimento de software;
- mínimo de 5 artigos científicos publicados nos últimos 3 anos;
- fluência para comunicação oral e escrita em inglês.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos para o email icendes@unicamp.br:
- carta de interesse;
- sumula curricular atualizada;
- uma carta de recomendação.

Prazo para inscrição: 15/08/2013 à 30/08/2013.