SPOT-HC dobra o número de captações de órgãos

(26/09/2013) No Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado na sexta-feira (27), o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promove a 3ª edição do Encontro Regional das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (ERCIHDOTT). O evento acontece na Casa do Professor Visitante, e tem o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde, que atuam na captação de órgãos nos hospitais. O resultado do curso aparece nos índices de doações. Em 2011, foram registradas 46 doações pelo SPOT-HC e neste ano a equipe já obteve 94 doações – mais de 50% de aumento.
 
“Nesses 2 anos de curso, nós mudamos o conceito dentro dos hospitais, estamos criando uma política de captação em toda a região de Campinas”, informa o coordenador do SPOT HC-Unicamp, Luiz Antonio da Costa Sardinha. O número de hospitais que notificam potenciais doadores passou de 12 em 2010, para 34 em 2012. O coordenador atribui essa mudança a educação continuada das equipes. A resistência familiar é um dos desafios a serem superados. “Na maioria dos casos, a recusa não está relacionada com o ato da doação, mas sim com a abordagem”, comenta.
 
Durante o curso, temas como a comunicação adequada de morte encefálica aos familiares de forma clara e humanizada, e o acolhimento no momento de perda são abordados. Em 2009 o índice de perda dos potenciais doadores era de 40%, neste ano o índice caiu para 12%. “A grande mudança da captação é que as equipes estão cada vez melhores e maiores. Também estamos tendo uma mudança na cultura da sociedade, que hoje, não tem medo de falar sobre doação de órgãos”, afirma Sardinha.
 

Captação de órgão em casos de morte encefálica

Fonte: SPOT HC - UNICAMP
* Porcentagem de recusa familiar em relação ao total de notificações registradas

 Neste ano, o HC passou a ter uma equipe exclusiva para captação de rins e o plano é ampliar o número de profissionais que atuam no SPOT. Essa edição do Encontro já tem 65 inscritos e 35 pessoas na lista de espera. Com o aumento da procura, o coordenador avalia a realização de outra edição do curso em 2013.
 

Transplantes

 O Hospital de Clínicas registrou total de 5.697 transplantes em 2012. Referência em transplante renal, o hospital atingiu 2.013 procedimentos no ano passado, seguido por Córnea (1.907), Fígado (600) e Coração (49). Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) financia 95% dos transplantes realizados no país e no balanço divulgado pelo Ministério da Saúde ontem (25/9), a fila para transplantes de córnea foi zerada em quatro estados (Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo) e no Distrito Federal. No HC as filas também estão zeradas para córnea.
 

Serviço

 Evento: 3ª edição do Encontro Regional das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (ERCIHDOTT).
Data: 27/09/2013
Horário: 08 horas
Local: Casa do Professor Visitante
Inscrições encerradas. 

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner e Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save