Olimpíada de História
define vencedores
17/10/2013 - 10:13
- Text:
- Images:Divulgação ONHB
Nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo), em Campinas, acontece a última fase da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. O evento reunirá cerca de duas mil pessoas. Todos os estados estão representados entre as 301 equipes convocadas para a etapa presencial. A programação inclui – além de prova dissertativa para os estudantes – palestra para os professores, cerimônia de premiação e confraternização com show de rock. Vencedores serão conhecidos no domingo, no Ginásio do Guarani.
Todas as equipes finalistas serão premiadas com medalhas de ouro (15), prata (25), bronze (35) e honra (226). Além das medalhas, cada membro da equipe (estudantes e professores) será contemplado com certificado de participação. As escolas também serão homenageadas com troféu referente à premiação conquistada pelas 35 equipes mais bem classificadas.
No sábado (20), a programação acontece no campus da Unicamp, em Barão Geraldo. No período das 9 às 12 horas, enquanto os estudantes realizam a prova dissertativa da última fase no pavilhão do Prédio Básico 2, os professores participam de palestra com a Comissão Organizadora da ONHB, no Centro de Convenções. A partir do meio dia, as equipes poderão realizar a tradicional foto oficial, registrando a participação no evento.
A aguardada cerimônia de premiação será realizada a partir das 8 horas do domingo (20), no ginásio do Guarani Futebol Clube, no Jardim Guarani. Após o congraçamento das equipes, haverá a confraternização com lanche e show de rock.
Reconhecimento
A Olimpíada Nacional em História do Brasil chega à sua quinta edição, tendo se consolidado no calendário anual das escolas brasileiras, públicas e privadas. , que é historiadora do IFCH e coordenadora da ONHB, diz que a competição tem sido aguardada com ansiedade por estudantes e professores, a cada ano. “A ONHB traz à atenção temas originais e pouco estudados. Isso quer dizer que, no limite, a Olimpíada começa a impactar também no currículo das escolas”, afirma. Para Cristina, as equipes finalistas já podem ser consideradas vitoriosas, pois chegaram à última etapa da competição tendo disputado a vaga com milhares de concorrentes. “A participação nas diferentes fases da Olimpíada proporciona uma experiência de aprendizagem e de companheirismo entre os colegas e seus professores. De certo modo, todos ganham ao participar”
Comentários
Sou mae de Camilla Ferreira
Sou mae de Camilla Ferreira Lopes que está participando,estou muito feliz e peço a Deus que abençoe todos.
Parabenizando.
Fiquei gratamente surpreso com o sucesso da iniciativa, tão importante para dar base na vida aos jóvens. Apenas gostaria de sugerir que o show de rock coloque uma história do ritmo, começando pelos blues, por exemplo.
olimpiada de história
SOU MÃE DE ARIANA CARLA-ARAPIRACA -ALAGOAS, QUE ESTÁ PARTICIPANDO, GOSTARIA DE PARABENIZAR OS ORGANIZADORES DA OLIMPÍADA, E A EQUIPE DA ESCOLA SANTA CATARINA.