Projeto Canarinhos da Terra está entre os
dez melhores de São Paulo no Itaú/Unicef
17/10/2013 - 17:05
- Text:
- Images:
- Images Editor:
“Todos frequentam as aulas de música, pois elas fazem parte da grade curricular da escola.” É isso mesmo. Na rotina de alunos de primeiro a quinto ano da Escola Estadual José Pedro de Oliveira, em Barão Geraldo, música passou a ser disciplina a ser frequentada sem queixa. Esta iniciativa deveria ser tomada por toda escola brasileira, mas, enquanto isso não acontece, projetos como o Coral na Escola, implantado pelo Instituto Canarinhos da Terra, parceiro da Unicamp, proporcionam iniciação e formação musical a escolares de Barão de Geraldo. A iniciativa garantiu ao instituto a classificação entre os dez melhores projetos do Estado de São Paulo no Prêmio Itaú-Unicef, entre as instituições de médio porte. De acordo com o coordenador do “Canarinhos”, Luiz Pedro Simoni, o Itaú/Unicef reconhece e estimula o trabalho de organizações sem fins lucrativos responsáveis pelo desenvolvimento de ações socioeducativas que, articuladas com escolas públicas, contribuam para a educação integral de crianças e adolescentes.
A partir de declarações dos próprios professores das salas atendidas sobre o aumento da qualidade no desempenho dos alunos envolvidos no projeto, a coordenação do “Canarinhos” escreveu o relatório encaminhado à organização do prêmio. Conforme os relatos, os alunos apresentaram benefícios tanto em relação ao canto, quanto em relação ao aprendizado e à capacitação em todas as disciplinas.
Nas aulas, alunos de pós-graduação e graduação do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade trabalham desde aquecimento, técnica vocal, fonação, dicção até raciocínio.
Ao perceber a dificuldade de muitas crianças para se locomoverem até o Instituto de Artes da Unicamp, onde o “Canarinhos” ensaia desde o início, a organização decidiu estender as atividades às escolas para ampliar o número de crianças envolvidas. Foi assim que nasceu a ação Coral na Escola, atendendo várias unidades de Campinas, dentro do Projeto Ponto de Cultura, mas com o encerramento das atividades, a coordenação do “Canarinhos” teve de optar por uma escola apenas, e de Barão Geraldo estava muito comprometida.
Na universidade, as atividades atendem desde crianças de iniciação musical até um grupo avançado de adolescentes que já participa de montagem de grandes espetáculos, como O Rei Leão e o Concerto de Primavera, a acontecer em 23 de outubro, às 20 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. No mesmo dia e local, às 15 horas, o Instituto recebe ONGs de Indaiatuba, Hortolândia e Campinas. “Reuniremos mais de 300 crianças no auditório”, garante Simoni.