Qualidade para atender cidadão é o desafio
da gestão pública atual, aponta economista
24/10/2013 - 15:22
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A gestão pública contemporânea deve perseguir a qualidade no sentido de atender às necessidades e expectativas dos usuários cidadãos. O economista Hudson Pacífico da Silva, docente do curso de gestão de políticas públicas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, apontou o desafio durante palestra que refletiu sobre o Dia do Funcionário Público. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL) da Universidade.
“Existe um conjunto grande de desafios no país para alcançarmos a qualidade na gestão pública contemporânea. Mas o primeiro aspecto importantíssimo trata da identificação das necessidades dos usuários cidadãos e de tentarmos responder a essas necessidades de uma forma satisfatória. Isso significa termos uma administração pública que, de fato, esteja voltada para o atendimento da sociedade. Para que serve o serviço público? Não existe uma lógica interna que o faz existir por si só!”, enfatizou o docente e ex-pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp.
A palestra, voltada aos funcionários da Unicamp, foi promovida pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Tradicionalmente em 28 de outubro é comemorado o dia do funcionário ou servidor público.
Durante a palestra, Hudson da Silva falou sobre os diferentes modelos de administração pública que se desenvolveram com a formação dos estados modernos: ele citou a patrimonialista, a burocrática e o modelo mais recente também conhecido como gerencial. O conferencista é graduado pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Montreal do Canadá.
Ao público presente, o economista da Unicamp salientou a importância de se aprimorar os processos de trabalho. “Nós temos uma quantidade grande de processos de trabalho que precisariam ser focos de uma maior atenção, como, por exemplo, a seleção e capacitação de recursos humanos. Outro ponto é aprimorar os processos de informação e comunicação da administração pública. A sociedade precisa saber sobre os serviços que o setor público oferece”, acrescentou.
Cidadãos a serviço de outros cidadãos
“Somos cidadãos trabalhando para outros cidadão”, sublinhou, na abertura do evento, a diretora geral de recursos humanos da Unicamp, Maria Aparecida Quina de Souza, provocando em seguida: “Você tem orgulho de ser servidor público?”
O chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner, parabenizou os organizadores do evento, destacando que este tipo de ação “é significativa, sobretudo pela valorização de cada um de nós”. O professor Paulo Montagner representou o reitor José Tadeu Jorge durante a conferência. Também participaram da abertura, o coordenador do GGBS, Edison Cardoso Lins; a coordenadora do Cecom, Patrícia Asfora Falabella Leme; e o diretor da AFPU, Maurício Calixto de Andrade.
Comentários
QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Parabéns professor Hudson,
gostei muito do tema, gostaria de receber mais material sobre esse assunto que me inspira bastante.
grato.