Qualidade para atender cidadão é o desafio
da gestão pública atual, aponta economista

24/10/2013 - 15:22

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O economista Hudson Pacífico da Silva

O economista Hudson Pacífico da Silva

Abertura da palestra no auditório da BCCL

Abertura da palestra no auditório da BCCL

Público acompanha palestra

Público acompanha palestra

A gestão pública contemporânea deve perseguir a qualidade no sentido de atender às necessidades e expectativas dos usuários cidadãos. O economista Hudson Pacífico da Silva, docente do curso de gestão de políticas públicas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, apontou o desafio durante palestra que refletiu sobre o Dia do Funcionário Público. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL) da Universidade. 

“Existe um conjunto grande de desafios no país para alcançarmos a qualidade na gestão pública contemporânea. Mas o primeiro aspecto importantíssimo trata da identificação das necessidades dos usuários cidadãos e de tentarmos responder a essas necessidades de uma forma satisfatória. Isso significa termos uma administração pública que, de fato, esteja voltada para o atendimento da sociedade. Para que serve o serviço público? Não existe uma lógica interna que o faz existir por si só!”, enfatizou o docente e ex-pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp. 

A palestra, voltada aos funcionários da Unicamp, foi promovida pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Tradicionalmente em 28 de outubro é comemorado o dia do funcionário ou servidor público. 

Durante a palestra, Hudson da Silva falou sobre os diferentes modelos de administração pública que se desenvolveram com a formação dos estados modernos: ele citou a patrimonialista, a burocrática e o modelo mais recente também conhecido como gerencial. O conferencista é graduado pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Montreal do Canadá. 

Ao público presente, o economista da Unicamp salientou a importância de se aprimorar os processos de trabalho. “Nós temos uma quantidade grande de processos de trabalho que precisariam ser focos de uma maior atenção, como, por exemplo, a seleção e capacitação de recursos humanos. Outro ponto é aprimorar os processos de informação e comunicação da administração pública. A sociedade precisa saber sobre os serviços que o setor público oferece”, acrescentou.

Cidadãos a serviço de outros cidadãos
“Somos cidadãos trabalhando para outros cidadão”, sublinhou, na abertura do evento, a diretora geral de recursos humanos da Unicamp, Maria Aparecida Quina de Souza, provocando em seguida: “Você tem orgulho de ser servidor público?”

O chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner, parabenizou os organizadores do evento, destacando que este tipo de ação “é significativa, sobretudo pela valorização de cada um de nós”. O professor Paulo Montagner representou o reitor José Tadeu Jorge durante a conferência. Também participaram da abertura, o coordenador do GGBS, Edison Cardoso Lins; a coordenadora do Cecom, Patrícia Asfora Falabella Leme; e o diretor da AFPU, Maurício Calixto de Andrade.

Comentários

Parabéns professor Hudson,
gostei muito do tema, gostaria de receber mais material sobre esse assunto que me inspira bastante.
grato.

Email: 
gmachado43@hotmail.com