Oportunidade:
intercâmbio na
graduação em
universidades
de 20 países

29/10/2013 - 14:29

Laura Ward, da Vreri: definição de critérios será feito pelas Unidades

A Unicamp está com inscrições abertas para oportunidades de intercâmbio na graduação em universidades de 20 países, incluindo Reino Unido, China, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, entre outros (confira a  lista completa). O intercâmbio, que faz parte do programa federal Ciência sem Fronteiras, fornece bolsas para custear as despesas estudantis dos alunos. As inscrições vão até o dia 29 de novembro (veja os requisitos e demais informações para a participação). 

A expectativa é que entre 500 e 1000 alunos da Unicamp se inscrevam para o edital, que é gerenciado pela Vice Reitoria Executiva de Relações Internacionais da Universidade (Vreri). A coordenadora do programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp, Laura Sterian Ward, assessora da Vreri, explica que as atividades requerem um envolvimento não só dos alunos, mas dos professores, sobretudo dos coordenares de graduação das Unidades de ensino da Universidade. 

“Já fizemos reuniões setoriais com as diversas Unidades para que cada área defina os seus critérios, delineando o perfil do aluno que irá participar do programa. A participação dos nossos professores, em particular dos coordenadores de graduação, é essencial neste processo”, ressalta.

Laura Ward informa que o intercâmbio terá início em julho de 2014. O resultado final dos candidatos aprovados para seleção será feita no dia 19 de dezembro. “Nós queremos que os nossos alunos adquiram conhecimentos que façam a diferença em seus currículos”, pontuou. 

Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras
O Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é desenvolvida em âmbito nacional pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). O Programa oferece bolsas nas modalidades de doutorado, pós-doutorado, graduação e tecnologia e inovação.