Unicamp recebe visita da embaixadora
do México e universidades de Cuba,
Austrália, Bélgica e Holanda

01/11/2013 - 15:24

Embaixadora do México, Beatriz Elena Paredes Rangel,e equipe da VRERI

Danny Pieters, vice-reitor da Universidade Católica de Lovaina

Delegação da Universidade de Queensland

Jorge Gulín González, diretor de pesquisas da Universidade de Ciências Informáticas de Cuba

A Unicamp recebeu delegações de diversos países entre os dias 25 de outubro e 1 de novembro. As visitas, coordenadas pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), têm como objetivo realizar acordos na área acadêmica e de desenvolvimento científico.

Na sexta-feira (25) o professor Jorge Gulín González, diretor de pesquisas da Universidade de Ciências Informáticas de Havana, Cuba, esteve na Universidade, sendo recebido pelo professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri. A universidade cubana atua no desenvolvimento de softwares para as áreas de educação, saúde e turismo. A Unicamp discutirá um convênio para mobilidade de estudantes de pós-graduação.

Na terça-feira (29) a tarde a universidade recebeu a visita da embaixadora do México, Beatriz Elena Paredes Rangel. A diplomata foi recepcionada pelo professor Luis Cortez, Vice-eeitor executivo de Relações Internacionais, e pelos professores Eleonora Cavalcante Albano, Laura Sterian Ward e Max Henrique Machado Costa, assessores da Vreri. O objetivo da visita foi debater as possibilidades de colaboração entre a Unicamp e instituições mexicanas, em especial na área agrícola. Está sendo avaliada inicialmente a vinda de cinco estudantes mexicanos de pós-graduação em agronomia, que são filhos de camponeses assentados a partir de programas de reforma agrária. Outros pontos de interesse da embaixadora mexicana são parcerias para a tradução de livros do português para o espanhol e vice-versa, e o ensino de espanhol na Unicamp, além de outras possíveis parcerias com instituições mexicanas.

Já na quarta-feira (30) a Unicamp recebeu a visita de Danny Pieters,vice-reitor de relações internacionais da Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. O representante da instituição belga foi recebido pelo professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri. O objetivo da visita foi aprimorar o intercambio acadêmico e os acordos de cooperação já existentes entre as duas instituições envolvendo o intercambio de estudantes, pesquisadores, professores e técnicos. Também foram discutidos o Programa Ciências Sem Fronteiras e parcerias nas áreas de ciências humanas, tecnologia e ciências biomédicas.

Ainda na quarta-feira, o assessor da Vreri, José Pissolato Filho, recebeu a delegação da Universidade de Queensland, formada pelos professores Paulo Vasconcelos, Steve Tyson, Lutz Gross e Gideon Rosenbaum. Esteve em pauta da visita o avanço na colaboração entre a instituição australiana e a Unicamp na área de geociências.Os convênios já existentes podem ser aprimorados com a discussão da implantação do duplo diploma na pós-graduação e a troca de alunos.

E nesta sexta-feira (1), a delegação da Universidade de Twente, Holanda, esteve na Unicamp. A instituição holandesa esteve representada por Luís Ferreira Pires, professor-associado, e Jelle Ferwerda, coordenador de assuntos internacionais. Eles foram recepcionados pelo professor José Pissolato Filho. Foram debatidos a realização de acordos de pesquisa e o Programa Ciências Sem Fronteiras nas áreas de engenharia, ciências da computação e nanotecnologia. Novos convênios com Universidade de Twente estão em processo de assinatura da Unicamp.