Unicamp recebe visita da embaixadora
do México e universidades de Cuba,
Austrália, Bélgica e Holanda

01/11/2013 - 15:24

/
Embaixadora do México, Beatriz Elena Paredes Rangel,e equipe da VRERI

Embaixadora do México, Beatriz Elena Paredes Rangel,e equipe da VRERI

Danny Pieters, vice-reitor da Universidade Católica de Lovaina

Danny Pieters, vice-reitor da Universidade Católica de Lovaina

Delegação da Universidade de Queensland

Delegação da Universidade de Queensland

Jorge Gulín González, diretor de pesquisas da Universidade de Ciências Informáticas de Cuba

Jorge Gulín González, diretor de pesquisas da Universidade de Ciências Informáticas de Cuba

A Unicamp recebeu delegações de diversos países entre os dias 25 de outubro e 1 de novembro. As visitas, coordenadas pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), têm como objetivo realizar acordos na área acadêmica e de desenvolvimento científico.

Na sexta-feira (25) o professor Jorge Gulín González, diretor de pesquisas da Universidade de Ciências Informáticas de Havana, Cuba, esteve na Universidade, sendo recebido pelo professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri. A universidade cubana atua no desenvolvimento de softwares para as áreas de educação, saúde e turismo. A Unicamp discutirá um convênio para mobilidade de estudantes de pós-graduação.

Na terça-feira (29) a tarde a universidade recebeu a visita da embaixadora do México, Beatriz Elena Paredes Rangel. A diplomata foi recepcionada pelo professor Luis Cortez, Vice-eeitor executivo de Relações Internacionais, e pelos professores Eleonora Cavalcante Albano, Laura Sterian Ward e Max Henrique Machado Costa, assessores da Vreri. O objetivo da visita foi debater as possibilidades de colaboração entre a Unicamp e instituições mexicanas, em especial na área agrícola. Está sendo avaliada inicialmente a vinda de cinco estudantes mexicanos de pós-graduação em agronomia, que são filhos de camponeses assentados a partir de programas de reforma agrária. Outros pontos de interesse da embaixadora mexicana são parcerias para a tradução de livros do português para o espanhol e vice-versa, e o ensino de espanhol na Unicamp, além de outras possíveis parcerias com instituições mexicanas.

Já na quarta-feira (30) a Unicamp recebeu a visita de Danny Pieters,vice-reitor de relações internacionais da Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. O representante da instituição belga foi recebido pelo professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri. O objetivo da visita foi aprimorar o intercambio acadêmico e os acordos de cooperação já existentes entre as duas instituições envolvendo o intercambio de estudantes, pesquisadores, professores e técnicos. Também foram discutidos o Programa Ciências Sem Fronteiras e parcerias nas áreas de ciências humanas, tecnologia e ciências biomédicas.

Ainda na quarta-feira, o assessor da Vreri, José Pissolato Filho, recebeu a delegação da Universidade de Queensland, formada pelos professores Paulo Vasconcelos, Steve Tyson, Lutz Gross e Gideon Rosenbaum. Esteve em pauta da visita o avanço na colaboração entre a instituição australiana e a Unicamp na área de geociências.Os convênios já existentes podem ser aprimorados com a discussão da implantação do duplo diploma na pós-graduação e a troca de alunos.

E nesta sexta-feira (1), a delegação da Universidade de Twente, Holanda, esteve na Unicamp. A instituição holandesa esteve representada por Luís Ferreira Pires, professor-associado, e Jelle Ferwerda, coordenador de assuntos internacionais. Eles foram recepcionados pelo professor José Pissolato Filho. Foram debatidos a realização de acordos de pesquisa e o Programa Ciências Sem Fronteiras nas áreas de engenharia, ciências da computação e nanotecnologia. Novos convênios com Universidade de Twente estão em processo de assinatura da Unicamp.