Fascamp assina cooperação

04/11/2013 - 16:46

Autoridades celebram convênio

Plateia que compareceu à CPV

A Fundação da Área da Saúde de Campinas (Fascamp) assinou na tarde desta segunda-feira (4) um convênio de cooperação acadêmica com o Santander Universidades. Participaram da mesa de abertura da solenidade, realizada na Casa do Professor Visitante (CPV) da Funcamp, o reitor José Tadeu Jorge; o vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche; o diretor do Conselho Curador da Fascamp, Mário Saad (diretor da Faculdade de Ciências Médicas - FCM); e o diretor-geral da Fascamp, Rógerio Antunes Pereira Filho. Trata-se do primeiro convênio celebrado entre a Fascamp e o Santander Universidades.

Jamil Hannouche salientou a satisfação da parceria com a Fascamp, que oferece atendimento na área da saúde a cerca de cinco milhões de habitantes em suas unidades de saúde. “Colaboraremos com investimentos que perdurarão por longos anos”, destacou. "Pretendemos colaborar para o aprimoramento da estrutura de atendimento da Fascamp.”

De acordo com o vice-presidente, desde 2001 o Santander Universidades mantém cooperação de mobilidade estudantil com a Unicamp, como o Top China e o Ibero-Americano, por exemplo. “São mais de 100 mil bolsas de estudos concedidas nos 20 países que apoiamos, 1.050 universidades conveniadas, sendo 400 somente no Brasil. Na Unicamp, temos seis agências Santander”, realçou.

O diretor da FCM começou sua fala comentando que esta é uma tarde histórica para a área da saúde. “Tivemos que suplantar muitos obstáculos para chegar até aqui, principalmente jurídicos”, contou. “Uma das exigências era que houvesse uma importância em dinheiro para a Fundação começar. O Santander ajudou nisso. A nossa Fundação está em pé e pronta.” Há poucos dias, foi registrado o estatuto da criação da Fascamp, após dois anos de análise e estudo entre o Ministério Público e a instituição.

Para Rogério Antunes, a cooperação com o Santander Universidades vem num momento muito bom e representa um antigo anseio da FCM. “Esperamos alcançar o certificado de filantropia até o próximo ano, juntamente com as comemorações dos 50 anos da Faculdade. Agradeço a Reitoria da Unicamp e em particular o Santander, que tem apoiado muitos projetos acadêmicos na área da saúde.”

O reitor da Unicamp reconheceu a importância do Santander Universidades para dotar de estrutura a Fascamp. Segundo ele, são várias as iniciativas e programas voltados às universidades brasileiras que são efetivados através do braço Santander Universidades e do programa Universia. “É um apoio que se oferece na área acadêmica e de qualificação no ensino, pesquisa e extensão. Esse acordo ajudará a viabilizar os primeiros passos da Fundação. Desejamos que a Fascamp se consolide e que traga muitos frutos”, afirmou.