Grande Ecole d’Ingénieurs, França,

05/11/2013 - 16:29

Grupo conversa sobre parceria

Representantes da Ecam

Comitiva francesa é recebida pela Vreri

A Grande Ecole d’Ingénieurs (Ecam), Lyon, França, marcou presença nesta terça-feira (5) no campus da Unicamp. A instituição enviou para esta visita o seu diretor-geral Didier Desplanche e a coordenadora de Relações Internacionais Lisa Vergara. Os representantes da Ecam vieram discutir com a Unicamp a possibilidade de desenvolver relações de colaboração, principalmente intercâmbio na área de pós-graduação, além de projetos de pesquisas em laboratório.

Ambos foram recebidos na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo professor José Pissolato, assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), e pela professora Laura Sterian Ward, coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A delegação seguiu depois para as instalações da Casa do Professor Visitante (CPV), no conjunto de prédios da Funcamp, e realizou um city tour pelo campus.

A Ecam também se disponibilizou a receber alunos de graduação por meio do programa CsF, que conta atualmente com três estudantes da Universidade de Campinas que estão estudando em Lyon. "Nossos alunos foram muito elogiados e têm demonstrado inclusive grande fluência em francês. Isso prova o quanto eles estão sendo bem-preparados", comentou Laura Sterian, coordenadora desse Programa.

Além do mais, segundo a docente, está sendo proposta ainda a viabilização de duplo-diploma para o programa de mestrado em Engenharia. Em razão disso, em breve será estabelecido um acordo para firmar tal parceria. "Também está sendo sugerida mobilidade de professores e pesquisadores, acordo que deverá envolver inclusive a Unesp", acrescentou Laura Sterian.