MEMÓRIA
seminário Brasil
Século XXI

30/10/2013 - 10:35

“No Brasil,  até o passado é imprevisível.” Há 25 anos, a Unicamp convidou vários renomados pesquisadores nacionais e internacionais para uma rodada de seminários voltados a prognosticar e projetar um Brasil no então futuro século XXI.  Em 2013 a Universidade foi escolhida para sediar o seminário “Brasil em Perspectiva”, marcando o início das atividades do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, uma  parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, MEC, Unicamp e UFRJ,  que trabalhará com a perspectiva de pensar o país a longo prazo. Assim não há momento mais oportuno para conhecer ou lembrar as formulações e as projeções do seminário de 1988.

O seminário “Brasil Século XXI”, sob a coordenação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, foi realizado  entre julho de 1988 a abril de 1989. Na abertura do evento, o palestrante foi o  então reitor Paulo Renato Costa Souza, já falecido. Intelectuais da época como Alain Touraine, Alessandro Pizzorno, Perry Anderson, Edgar Morin, Alexander Zinoviev, Claus Offe, Adam Przeworski e Philippe Schmitter, marcaram presença. Os brasileiros também deram sua contribuição, entre eles Luciano Martins, José Goldemberg, Luiz Carlos Bresser Pereira, Maria da Conceição Tavares, Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso, Dorothea Werneck, Plínio de Arruda Sampaio, Luiz Gonzaga de Mello Beluzzo e Luciano Coutinho. Os pesquisadores debateram temas como as perspectivas da economia brasileira; ciência e tecnologia na sociedade; cultura, produção e representação simbólica da sociedade; política e sociedade no Brasil: tendências e perspectivas. Todo este material está preservado no arquivo da Rádio e Televisão Unicamp (RTV) e está sendo0 disponibilizado para acesso público. Os quatro primeiros debates de 1988, registrados na íntegra, poderão ser conferidos acessando o arquivo no portal da RTV Unicamp. Em breve mais vídeos históricos no mesmo endereço.