FEQ encerra primeira turma
de disciplina ministrada em inglês

08/11/2013 - 11:54

Última aula da disciplina na FEQ

Dia de coroação para os 15 alunos da disciplina de mestrado IQ-302 – Tópicos em Desenvolvimento de Processos Químicos da Unicamp nesta última terça-feira (5). Eles tiveram o último dia de aula no curso Business Development “Beyond Bioethanol” (Além do Bioetanol) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Uma das exigências foi a realização de um plano de negócios. Foram cinco horas ininterruptas de apresentação. Outro desafio para os estudantes é que eles tiveram essa disciplina inteiramente ministrada em língua inglesa por acadêmicos e profissionais da indústria do Brasil e da Holanda.

De acordo com o coordenador do curso, professor Gustavo Valença, a iniciativa foi altamente positiva e foi possível graças a um convênio celebrado entre a Unicamp, a TU Delft Holanda e a BE-Basic firmado em 2012, que previa uma parte acadêmica. Pensou-se então em um curso, o qual teve 30 horas de duração, oferecido em dois auditórios da FEQ.

Da parte holandesa, coordenaram a disciplina os professores Luuk van der Wielen, professor de Biobased Economy da TU Delft e presidente do Conselho Diretivo da BE-Basic, e a professora de Biotecnologia e Sociedade, Patricia Osseweijer.

O objetivo do curso, conta Gustavo Valença, é propor o uso de novos compostos para a indústria de açúcar e álcool. “É um estímulo à produção pela indústria sucroalcooleira”, menciona.

Os planos de negócios foram de excelente qualidade, opina o coordenador do curso. Eles foram avaliados por investidores, setor industrial e academia. “Esse plano é bastante atual na engenharia química e ainda não tinha sido mostrado a alunos do curso regular”, conta ele.

A ideia é que essa disciplina seja ofertada novamente no segundo semestre de 2014 e já no próximo semestre está sendo idealizada uma disciplina de transferência de massa em inglês, além de outra que ocorrerá no Instituto de Economia (IE).