Vice-reitor do Porto e embaixador
do Reino Unido visitam Unicamp

08/11/2013 - 11:47

/
Tadeu Jorge e equipe recebem Jorge Gonçalves

Tadeu Jorge e equipe recebem Jorge Gonçalves

Alvaro Crósta e o diplomata Alexander Ellis

Alvaro Crósta e o diplomata Alexander Ellis

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge recebeu na manhã da quarta-feira (6), em seu gabinete, o vice-reitor da Universidade do Porto, o professor Jorge Manuel Moreira Gonçalves. A visita ambiciona dar novo impulso no relacionamento entre as duas instituições, informou o dirigente português. A Universidade do Porto é a maior instituição de ensino superior público de Portugal. Possui cerca de 30 mil estudantes.   

“Esta é segunda vez que venho à Unicamp. A primeira visita foi orientada para um relacionamento com a Agência de Inovação. Desta vez o objetivo é fazer um levantamento das áreas potenciais para a cooperação entre a Unicamp e a Universidade do Porto no sentido de dar uma nova energia neste nosso relacionamento”, antecipou.

Ainda de acordo com ele, a Unicamp constitui-se para a Universidade do Porto como uma parceira estratégica no Brasil. “Temos uma história de cooperação, com uma rede de colaboração muito rica no país. Eu creio também que para a Unicamp a Universidade do Porto seja uma importante parceira. E o Porto tem sido uma boa base para estudantes brasileiros terem contato com a Europa e a sua cultura”, considerou Jorge Gonçalves.

O professor José Tadeu Jorge retribuiu, por sua vez, dizendo que “a Universidade do Porto é certamente uma das instituições que gostaríamos de ter como um dos nossos grandes parceiros”.  Conforme Tadeu Jorge temas relacionados à dupla titulação na graduação e cotutela na pós-graduação devem ser estreitados entre as duas instituições. Também foram discutidos o ingresso de estudantes por meio do programa federal Ciência sem Fronteiras e a mobilidade de modo geral.

O encontro contou ainda com a participação do coordenador-geral, Alvaro Penteado Crósta; do chefe de gabinete, Paulo Cesar Montagner; da pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; dos vice-reitores executivos de Relações Internacionais, Luis Augusto Barbosa Cortez, e de Administração, Oswaldo da Rocha Grassiotto; e do diretor da Agência de Inovação Inova, Milton Mori.

Pela tarde, no mesmo dia (6), Alvaro Crósta recebeu o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis. O diplomata esteve acompanhado do cônsul britânico em Campinas, Pierre Coudry; da diretora de ciência e inovação do consulado britânico em São Paulo, Carolina Costa; e do assessor de relações internacionais da Prefeitura de Campinas, Guilherme Parra. O objetivo da visita foi uma ampla discussão sobre a intensificação da cooperação acadêmica entre as instituições britânicas e a Unicamp.

Pela lado da Unicamp participaram da reunião, o vice-reitor executivo de Relações Internacionais, Luis Cortez; o diretor do Instituto de Química, Watson Loh; o diretor da Agência de Inovação Inova Unicamp, Milton Mori; os docentes e assessores da Vice Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Vreri), Laura Sterian Ward, Max Henrique Machado Costa, José Pissolato Filho e Fernando Coelho. A assessora da pró-reitora de Pesquisa, Eleonora Cavalcante Albano também acompanhou as discussões.