Feira expõe projetos de

O diretor da FEM, Rodnei Bertazzoli

Robôs expostos na feira

O reitor José Tadeu Jorge

Carros, robôs e aviões de alto desempenho foram expostos durante a tarde desta terça-feira (12) na Feira das Atividades Extracurriculares da Unicamp, que ocupou parte do estacionamento localizado atrás da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL). O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), teve por objetivo apresentar à comunidade interna e à sociedade em geral alguns dos projetos desenvolvidos por alunos de graduação da Universidade. “Também estamos aproveitando a oportunidade para comemorar um ano exitoso, marcado por muitas conquistas por parte desses estudantes”, afirmou o diretor da FEM, professor Rodnei Bertazzoli.

A abertura da feira foi feita pelo reitor José Tadeu Jorge, que destacou a importância desse tipo de experiência para a formação dos alunos. “Essas atividades complementam de modo efetivo o ensino que a Universidade oferece a vocês. Elas também mostram o quanto vocês estão empenhados em explorar o conhecimento adquirido em sala de aula e nos laboratórios e em aproximá-lo da realidade profissional. Penso que o ‘trabalho’ que vocês têm feito serve de exemplo para os demais cursos da Unicamp. Contem com o apoio da Reitoria para que possam dar sequência e expandir essa experiência para o restante da Universidade”, disse o reitor.

O professor Eugênio José Zoqui, coordenador de Graduação da FEM, reforçou a importância da feira, também observando que ela serve tanto para demonstrar o potencial dos alunos da Unicamp quanto para aproximar a Universidade da sociedade. “Aqui, as pessoas têm a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos estudantes. Vários deles são vencedores de competições internacionais em suas modalidades, o que comprova a validade das atividades extracurriculares”, destacou o docente.

Para Murilo Andrade Peixoto, presidente do Conselho das Atividades Extracurriculares da FEM, a feira é um espaço valioso para que os estudantes demonstrem, por meio dos projetos, as suas habilidades e o domínio de vários conhecimentos. “Aqui, as pessoas podem ver robôs, carros e aviões de alto desempenho que foram projetados e construídos exclusivamente pelos alunos de graduação. Alguns deles foram vencedores de competições internacionais, o que demonstra o elevado nível dos trabalhos. Para se ter uma ideia, o veículo a combustão construído por uma das equipes acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos”, exemplificou.

Conforme Peixoto, a feira reuniu equipes formadas por alunos de diversas unidades de ensino e pesquisa. Além da FEM, estiveram representados no evento a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o Instituto de Computação (IC) e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ).