Seminário
fortalece
discussão sobre
coleções
fotográficas
12/11/2013 - 14:50
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A historiadora e fotógrafa Teresa Siza, diretora do Centro Português de Fotografia de 1997 a 2007, falou sobre os desafios para se constituir um acervo de coleções fotográficas em Portugal, nesta terça-feira (12), durante a abertura do 2º Seminário Studium, no Instituto de Artes da Unicamp. O encontro, que encerra suas atividades quarta-feira, reúne na mesa de debates especialistas e autores como Eder Chiodetto, curador da francesa Coleção Auer; e Helouíse Costa, curadora da Coleção MAC da Universidade de São Paulo.
De acordo com o coordenador do evento, professor Fernando de Tacca, a segunda edição do evento abre espaço para as discussões sobre coleções fotográficas institucionais e particulares na academia. Tacca ressaltou que há uma prática de coleções de arte no Brasil, mas, desde o fim do império, quando esta cultura se destacou com coleção de fotos do imperador D. Pedro I, a fotografia deixou de ter lugar de destaque em museus e outras instituições.
Algumas ações se destacam, segundo Tacca, entre elas as Coleções Pirelli, Itaú, Fnac e Centro de La Imagem México, a ser apresentadas por seus responsáveis amanhã, a partir das 9 horas, no auditório do IA. À tarde, estarão em debate as coleções particulares Boris Kossoy, Rubens Fernandes Jr., Joaquim Paiva e Kakagawa Matuck.
A diretora do Museu de Artes Visuais (MAV) da Unicamp, Maria de Fátima Morethy, o seminário terá contribuição importante na constituição do acervo de coleções fotográficas do MAV.
O seminário é promovido pela Revista Studium, pelo MAV e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp.