Unicamp inaugura laboratório

22/11/2013 - 09:50

A professora Maria Aparecida Silva no laboratório

Detalhe do parque tecnológico

A Unicamp inaugura no próximo dia 25 de novembro (segunda-feira), às 16h, o seu Laboratório de Caracterização de Biomassa, construído com o apoio da Shell Brasil Petróleo Ltda, que investiu R$ 7,9 milhões, sendo R$ 6 milhões em obras físicas e aquisição de equipamentos. A contrapartida da Universidade foi a cessão do terreno e as obras de infraestrutura urbana e sistema de comunicação. A unidade, vinculada à Faculdade de Engenharia Química (FEQ), prestará serviços de análises para qualquer docente ou pesquisador da Universidade, bem como para clientes externos, mediante agendamento. Estarão presentes à cerimônia de inauguração representantes da Unicamp, Shell e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O laboratório, que tem 1.300 m2 de área construída, nasce com vocação para dar suporte às pesquisas em torno da biomassa, mas pode servir a quaisquer outras áreas que precisem fazer caracterização de sólidos, como afirma a professora Maria Aparecida Silva, uma das idealizadoras do projeto. De acordo com a docente, o parque tecnológico do Laboratório de Caracterização de Biomassa é constituído por equipamentos novos e por alguns que já estavam em operação no Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) da FEQ. “Juntos, eles constituem uma infraestrutura de pesquisa de elevada qualidade. Nós dispomos, por exemplo, desde microscópio eletrônico até microbiorreatores de última geração”, informa a professora Maria Aparecida.

Tais recursos, prossegue a docente, serão utilizados para prestação de serviços de análises para os membros da comunidade universitária, tanto no contexto do desenvolvimento de uma dissertação de mestrado quanto no de um projeto de pesquisa. Para isso, o interessado deve agendar as análises desejadas. “Nossa expectativa é que os equipamentos que estavam em funcionamento no LRAC comecem a operar em meados de dezembro. Já os equipamentos novos devem estar funcionando em março do ano que vem. Nós precisamos desse tempo para completar a instalação e treinar os técnicos que farão a operação”, explica.

Embora o laboratório tenha uma vocação natural para dar suporte à pesquisa sobre a biomassa (leia-se biocombustíveis, principalmente etanol de segunda geração), reafirma a professora Maria Aparecida, ele pode servir a pesquisadores de diversas áreas, como de alimentos, biologia e química, para ficar em somente três exemplos. “A unidade certamente será muito útil a todos aqueles que precisarem fazer caracterização de sólidos”, diz a docente.

Segundo ela, as conversações para a construção do Laboratório de Caracterização de Biomassa tiveram início em 2007. Na ocasião, Unicamp e Shell discutiam a formalização de um projeto de pesquisa colaborativo na área de biocombustíveis, mas a Universidade não dispunha da infraestrutura necessária. Surgiu, então, a ideia de se erguer um espaço específico para essa finalidade.

Depois de ser discutida, a proposta foi apresentada, em 2008, à ANP, a quem cabe aprovar o uso dos recursos nesse tipo de projeto. Segundo a Lei do Petróleo, as empresas exploradoras devem investir 1% do seu faturamento em pesquisas, que são fiscalizadas pela agência. “Na ocasião, a Reitoria já tinha liberado o terreno de 1.000 m2 para construir o prédio”, conta a professora Maria Aparecida. Em setembro do mesmo ano o convênio para a construção do laboratório foi finalmente assinado pelas duas partes. As obras físicas tiveram início em abril de 2010.

A construção do laboratório compõe um orçamento anual de mais de US$ 1 bilhão investidos pela Shell em pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, o que coloca a empresa em uma posição de liderança entre as companhias internacionais de energia.  Em dezembro, a companhia espera inaugurar o maior tanque estratigráfico (destinado ao estudo das camadas de rochas) da América Latina, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.