A+ A A-

Curso pré-vestibular oferecido pela FCA tem vários aprovados em universidades públicas

Alunos do Colméia aprovados no vestibular: Dayvison, Rafaela e Enrico (foto: Maurício R.Martins, Jornal de Limeira)

Texto| Cristiane Kämpf

O curso pré-vestibular Colméia, oferecido pela FCA em parceria com a prefeitura de Limeira, aprovou até o momento 19 alunos em universidades públicas e particulares do país. Cinco foram aprovados na Unicamp para os cursos de Geografia, Música Erudita, Administração Pública e Ciências do Esporte. Quatro passaram na Universidade Estadual Paulista (UNESP), nos cursos de Matemática, Física Médica, Odontologia e Filosofia; outros dois foram aprovados na Universidade de São Paulo (USP), nos cursos de Engenharia de Manufatura e Materiais e Música Erudita. Houve ainda aprovados na Universidade Federal de São Carlos (UFscar), Universidade Federal de Alagoas, PUC Campinas, UNIP Limeira e Faculdades Einstein de Limeira.

Josely Rimoli, professora da FCA responsável pelo Colméia, acredita que ainda haverá mais aprovados na UNESP, já que, no total, foram 50 alunos do curso que prestaram o vestibular. "Ficamos muito satisfeitos com o número e qualidade das aprovações. São alunos que tiveram poucos meses de aula e passaram em vestibulares difíceis – isso nos mostra que o trabalho tem valido muito a pena e que as aulas do cursinho os ajudam muito. É uma ótima experiência também para nossos alunos da graduação, que tem a oportunidade de exercitar a docência e contribuir efetivamente com a cidade de Limeira, sempre sob supervisão dos professores da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp envolvidos com o projeto", comemora a professora.

Em entrevista sobre o curso para o Jornal de Limeira, o aluno Dayvison Nunes Costa, 22 anos, conta que estava há três anos sem estudar. Ele trabalhava em Americana e estudava no cursinho Colméia à noite. Dayvison foi aprovado em Música na USP e na Unicamp. Já o jovem Enrico Ferro Dermarchi, 20, foi aprovado em Engenharia de Materiais e Manufatura na USP e Engenharia Mecânica na UFScar. "Estudei bastante, principalmente exatas por causa da prova específica", diz. A estudante Rafaela Letícia Malavase, 18, aprovada em Processos Gerencias no Instituto Federal São Carlos, conta que o cursinho também ofereceu ajuda de uma psicóloga para a orientação vocacional. "Ajudou bastante porque você fica um pouco perdido, com medo, e, me deu bastante segurança na escolha".

Thiago Kitazawa, aluno de Engenharia de Produção, foi professor de literatura no cursinho em 2013, mas participa do projeto desde 2011. Ele afirma que tem sido uma experiência muito rica de troca de conhecimentos. "Sinto que é uma forma de retribuir por eu estar em uma universidade pública. Estou muito orgulhoso não só com o resultado, mas sim com a dedicação que eles possuem para alcançar novas oportunidades. Eles se empenharam muito, visto que a maioria trabalha o dia inteiro e destinam o que seria o momento de descanso ou de estar com suas famílias para o estudo".

Carolina Freixo, aluna de Gestão de Políticas Públicas, participa do Colméia dando aulas de geografia geral desde 2012 e também avalia que a experiência tem sido muito gratificante. "Estar presente e ajudando a realizar alguns sonhos me trouxe muita felicidade e ver os resultados só mostra o quanto ações como essa são importantes. Eu já havia participado como aluna em um cursinho comunitário da minha cidade, então poder voltar e ajudar de alguma forma é uma realização!"

Emanuele Munhoz, aluna de Gestão de Empresas, diz que, dando aulas de gramática no Colméia, passou a aprender de um jeito diferente. "Aprendi que qualquer pessoa pode contribuir com o que já tem, agora. Além de tentar transmitir aos meus alunos uma matéria na qual sempre gostei e busquei ir além do que estava nas minhas apostilas, eu quis adequar o que era visto em sala de aula ao cotidiano. Hoje, meus ex - alunos são colegas que compartilham suas experiências da vida acadêmica e até livros. O que mais gosto desse projeto é sair de todas as aulas com uma satisfação que nenhuma outra atividade me proporciou até agora."

Inscrições abertas

Interessados em cursar o Colméia em 2014 podem realizar inscrições na Secretaria de Educação de Limeira, das 8h às 16h30. Todos que tiverem suas inscrições aceitas farão uma prova classificatória no dia 23 de fevereiro. Serão disponibilizadas 70 vagas para o período vespertino e 130 para o noturno.