Matrícula agita campi da Unicamp

Daniel Soares, que cursará Música

Ana Lígia Moraes e os pais

Imobiliárias propagandeiam vagas

Depois de um período de calmaria, por causa das férias, os campi da Unicamp voltaram a apresentar uma intensa movimentação de estudantes na manhã desta quarta-feira (12). O motivo da agitação foi a realização da matrícula dos calouros, nas unidades de ensino. No campus de Barão Geraldo, em Campinas, o trânsito chegou a ficar lento em alguns pontos, por volta das 8h30, em virtude da concentração de veículos. O processo de matrícula transcorreu de forma tranquila em todos os institutos e faculdades. Durante a manhã, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promoveu, por intermédio do seu Serviço Social, palestras aos novos alunos sobre as bolsas oferecidas pela Unicamp.

No Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) a presença de calouros e de acompanhantes foi significativa. As filas eram relativamente longas, mas fluíam com rapidez, por causa da boa organização. “Está tudo transcorrendo como o planejado. Estamos aqui para dar as boas vindas e também para oferecer orientações acadêmicas e gerais aos estudantes que estão chegando”, disse o professor Pascoal José Giglio Pagliuso, que atuou na organização dos trabalhos.

Logo após fazer a matrícula, Louise Trivizol de Assis, que cursará Bacharelado em Física, afirmou se sentir feliz por ter optado pela Unicamp, embora tenha sido aprovada em outras duas universidades. “Decidi vir para cá porque considero o melhor curso do Brasil”, pontuou. O pai dela, Alexandre Assis, também demonstrava satisfação com a escolha da filha. “Nós somos do Rio de Janeiro, e penso que a Louise fez a melhor opção. Tenho certeza de que ela terá ótimas perspectivas de carreira”, previu.

No Instituto de Artes (IA), as matrículas foram feitas no auditório. Foram distribuídas senhas, e os calouros e seus acompanhantes aguardavam a chamada sentados. Um deles era Daniel Barbosa Soares, que cursará Música. “Vou fazer trombone erudito. Venho do Conservatório de Tatuí e tenho ótimas referências sobre o ensino oferecido pela Unicamp”, contou. Embora a carreira de músico erudito no país não seja tão valorizada, Daniel disse ter boas perspectivas quanto futuro. “Afinal, não somos nós que escolhermos a música; é ela quem nos escolhe”, filosofou.

Logo após a matrícula, os calouros do IA eram recepcionados por um grupo de veteranos com músicas e brincadeiras. Na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o processo de matrícula talvez tenha sido um dos mais agitados do campus de Barão Geraldo. Os ingressantes foram recebidos ao som de bateria, suco e brincadeiras. Duas veteranas, Mariana Brasil e Marina Lotufo, prepararam cupcakes para entregar aos novos colegas. “É uma iniciativa nossa. É uma forma de recepcionarmos e nos colocarmos à disposição dos calouros”, esclareceu a primeira.

Do lado de fora do auditório, onde ocorreu todo o processo formal, a Atlética da Medicina montou uma loja para a venda de jalecos, camisetas e moletons aos chegantes. “São itens que eles vão precisar usar ao longo do ano. Aproveitamos esse contato para também oferecer apoio e orientação aos bixos”, destacou uma das responsáveis pela loja, Natália Suzuki.

Vinda de Candido Mota, na região de Assis, no interior de São Paulo, Ana Lígia Guiotti Moraes esperava ser chamada para a entrega dos documentos da matrícula com um sorriso no rosto. Acompanhada pelos pais, ela admitiu que estudar na Unicamp constitui a realização de um sonho. “Nunca tinha visto nada tão grande. A infraestrutura da Universidade é incrível. Fui aprovada em quatro universidades, sendo três delas públicas, mas decidi fazer Medicina aqui. Tenho certeza de que terei um futuro profissional promissor”, anteviu. Segundo os pais, a experiência de ver a filha saindo de casa para estudar não é traumática. “O motivo é mais que justo”, considerou a mãe, Norma Guiotti Moraes.

Imobiliárias de Barão Geraldo aproveitaram a manhã de matrícula para divulgar, por meio de faixas e panfletos, vagas de moradia para estudantes. Apesar da grande oferta, os preços não são baixos. De acordo com algumas unidades consultadas, o aluguel de uma suíte ou quitinete em Barão Geraldo varia de R$ 800 a R$ 1,1 mil, de acordo com a localização e a disponibilidade de garagem. Entretanto, para aqueles que não têm condições de se manter em Campinas, a Unicamp oferece vagas no seu programa de Moradia Estudantil. Este ano, estão sendo colocadas 300 delas à disposição dos calouros. A seleção é feita a partir da análise da situação socioeconômica do candidato. As inscrições podem ser feitas já a partir do dia 20, primeiro dia do ano letivo.