Texto: Vanessa Fujihira
Foto: Isaias Teixeira da Silva
Encontro entre parcerias brasileiras e europeias promove conjunto de programas que preveem investimentos de mais de €70 bilhões em pesquisa e inovação
Estiveram na Unicamp nesta sexta-feira, Piero Venturi, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, e Paulo Lopes, representante do programa Euraxess no Brasil. O encontro, organizado pela Reitoria da Unicamp e a Agência de Inovação Inova Unicamp, faz parte de uma série de reuniões de lançamento do Programa Horizon 2020 que acontecem por todo o território nacional. O objetivo foi apresentar e esclarecer a estrutura da iniciativa que entrará em vigor ainda este ano e pretende investir mais de €70 bilhões até 2020, contando com um dos maiores investimentos na área de pesquisa e inovação já feitos até então. “É preciso que a Unicamp abrace este programa”, reforça o professor Milton Mori, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp.
A iniciativa europeia de financiamento Horizon 2020 substitui o antigo ProgramaQuadro, que estava em sua sétima edição (FP7) e existe desde de 1984. Como diferencial, o atual programa propõe mais inovação através da maior participação empresarial, foco na mudança social, bem como a simplificação dos processos, tornando-os menos burocráticos e incentivando uma participação mais efetiva das partes. Segundo Piero Venturi, “os investimentos de P&D são parte fundamental da solução para o fim da crise econômica europeia”, uma vez que contribuem para a geração sustentável de empregos e também para o desenvolvimento social.
O Horizon 2020 tem 3 principais prioridades: Excelência Científica, Liderança Industrial e Desafios Sociais. O primeiro aspecto tem como visão a manutenção da Europa como líder mundial em estudo científico, através do financiamento da pesquisa nas áreas de tecnologias de ponta e emergentes, criação de campos de inovação, formação e mobilidade de recursos humanos, e melhorias de infra estrutura. A segunda prioridade tem como objetivo reforçar a liderança europeia no cenário industrial mundial, atraindo setores privados para investir nas tecnologias chaves e essenciais desenvolvidas. Por fim, também faz-se necessário suprir as demandas da sociedade e enfrentar os desafios sociais de forma também inovadora e globalizada, sendo este um dos principais diferenciais do programa.
Em conjunto com o lançamento do programa Horizon 2020, também foi apresentada a iniciativa parceira Euraxess, um portal de acesso à pesquisa europeia. “A plataforma visa promover a interação dentro da Europa e também com os Estados membros”, diz Paulo Lopes, representante do Euraxess no Brasil. A Euraxess tem por objetivo promover o desenvolvimento das carreiras de forma global e qualitativa; remover as barreiras entre as nações para a mobilidade de pesquisadores; auxiliar pesquisadores estrangeiros com adaptação e documentação em um país host; facilitar a comunicação entre empresas e candidatos, entre outros.
O encontro ocorreu nesta última sexta-feira dia 14, no Auditório do Conselho Universitário (Consu), e contou com representantes das mais diversos campos de estudo da Unicamp, sendo promovido um debate sobre uma parceria produtiva, eficaz e que englobe uma ampla gama de conhecimentos e áreas.