Universidades da America do Norte,
Europa e Oceania estiveram na Unicamp
24/03/2014 - 15:22
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp recebeu na última semana visitas de universidades da Europa, América do Norte e Oceania, para debater possíveis projetos de colaboração em diversas áreas do conhecimento. Na segunda-feira (17), a professora Laura Sterian Ward, assessora da Pró-Reitoria de Graduação para assuntos internacionais e Daniel Cantinelli Sevillano do escritório de mobilidade da Vice Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) receberam a representante do escritório internacional da Universidade Cardiff Metropolitan, Anya O’Connor. Em viagem ao Brasil para conhecer as universidades identificadas como potenciais parceiras de Cardiff para projetos colaborativos de longo-prazo, O´Connor ficou três dias na Unicamp. Manifestou particular interesse pelos projetos de internacionalização financiados pela própria Unicamp para a área de humanas, como o recém-lançado Humanidade sem Fronteiras. Como Cardiff tem uma importante área de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, foram discutidas possibilidades de parcerias em projetos de pesquisa, intercambio de funcionários e estudantes.
A Universidade conta ainda com outros dois institutos: Ciências biomédicas e de Vida e o de Ciências Físicas e Engenharia. Totalizando cerca de 20.000 estudantes nestes três institutos e é considerada uma das maiores universidades inglesas.
Na quarta-feira (19), um grupo formado por representantes de 10 instituições norte-americanas esteve na Unicamp com o objetivo de conhecer um pouco mais do sistema de ensino brasileiro. O grupo, também recebido pela professora Laura Ward ficou muito interessado em conhecer o sistema público e totalmente gratuito de ensino oferecido pelas Universidades estaduais, no Brasil. Foram destacados os processos de inclusão em curso na Unicamp mostrando aos visitantes o que vem sendo obtido graças a programas como o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).
Na quinta-feira (20), representantes da australiana Swinburne University of Technology estiveram na Unicamp em busca de parceria nas áreas de Engenharias e Matemática. O decano associado de Pesquisa em Ciência, Engenharia e Technologia, professor Sally McArthur, e o assessor de relações internacionais, Justine Morris foram recebidos pelo professor Max Henrique Machado Costa, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação e assessor da Vreri, juntamente com professores e diretores das faculdades afins. A visita teve como objetivo intensificar o desenvolvimento de projetos em conjunto nas áreas de engenharia civil, mecânica, computacional e elétrica, além da matemática. Foram propostos workshops a serem desenvolvidos no Brasil e na Austrália, partindo de interesses comuns no desenvolvimento de pesquisas. Foram discutidos ainda o intercambio de estudantes e o Programa Ciência Sem Fronteiras.
Na sexta-feira (21), a diretor do laboratório de psicopatologia clinica, linguagem e subjetividade da universidade francesa de Aix Marseille, professor Guy Gimenez esteve na Unicamp para acertar os detalhes da parceria entre laboratórios das duas universidades com o professor Mario E C Pereira, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiátrica, da Faculdade de Ciências Médica. A professora Eleonora Cavalcante Albano, assessora da Vreri, que também participou da reunião, destacou a importância de parcerias como essa que partiu da Faculdade de Ciências Médicas. “É o início de um momento em que as unidades cada vez mais tomarão a iniciativa”, afirma Eleonora, “a internacionalização tem que vir da comunidade.” Leia mais em: FCM e Aix Marseille analisam possível parceria para programa com Vietnã.