Texto e foto: Carolina Octaviano
Com o projeto “Ecologística: o caminho certo para um varejo sustentável”, Renato Rodrigues, membro da equipe da Agência de Inovação Inova Unicamp e funcionário da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) é um dos finalistas do 4º prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia. No projeto, que atua na área da logística ambiental e poderá ser implantado no mercado varejista, Rodrigues busca reverter um dos principais problemas enfrentados por moradores das grandes cidades, a questão da mobilidade urbana.
“Atualmente, com um transporte público de pouca qualidade e oferta, multiplicam-se carros, ocupados em sua maioria por um motorista, o que contribui para a formação de congestionamentos e consequentemente para problemas ambientais, principalmente poluição atmosférica e sonora. Outro problema presente nas grandes cidades é o acúmulo de lixo pelas ruas”, avalia. Preocupado com essas questões e visando diminuir esses impactos negativos, Rodrigues criou o projeto Ecologística, que aborda as vendas no varejo a partir do cuidado com o meio ambiente.
O projeto, que consiste na compra online inteligente e que pode evitar o lançamento de poluentes na atmosfera, além de diminuir a presença das sacolas plásticas e de anúncios publicitários em papel, funciona da seguinte maneira: o consumidor, por meio de um site ou aplicativo de celular intitulado “verde”, escolhe seus produtos e um veículo de varejo, que percorre rotas em dias e horários estabelecidos, efetua a entrega das mercadorias, tanto na casa do cliente como nas moradias da vizinhança, sem a utilização de sacolas plásticas. “Há três pontos que eu viso bastante: a questão econômica, social e ambiental. Busco estar reduzindo o uso das sacolas plásticas e a falta de tempo. Isso tudo vai ser melhorado através das compras online”, afirma Rodrigues.
A elaboração do projeto focou em cinco dos princípios do varejo responsável: a cadeia de suprimentos, na qual há criação de condições sociais e institucionais comprometidas com a sustentabilidade; as operações do negócio, que deve praticar, avaliar e auditar os princípios sociais, econômicos e ambientais da sustentabilidade em todas as etapas; a logística, a partir de processos de compra, transporte, armazenagem, comercialização e distribuição buscando minimizar os impactos sociais, econômicos e ambientais; o consumo consciente, a fim de que os varejistas contribuam para a conscientização do consumidor sobre a real necessidade de compra; e o meio ambiente, em que se assume metas que contribuam para melhorar as condições socioambientais.
Rodrigues conta que o projeto teve início em 2011 e que vem evoluindo e melhorando desde então. Na opinião dele, que pretende encaminhar o projeto também para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), esse tipo de premiação é interessante pois suscita a vontade em empreender e buscar a inovação tecnológica. “É muito importante esse tipo de prêmio, pois é um estímulo à inovação. Caso eu seja um dos ganhadores, pretendo investir o dinheiro no projeto, principalmente no desenvolvimento de um software”, explica.
Sobre a premiação
A iniciativa é realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade tem como objetivo reconhecer inciativas de todo o País com foco em inovação. Os projetos inscritos passam pela avaliação de especialistas, conforme os critérios: inovação, relevância para o negócio, amplitude, e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável.
O 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade conta com as categorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line). Cada vencedor receberá um título de capitalização e previdência no valor de R$ 15 mil.